Banca de DEFESA: Joeanne Neves Fraz

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Joeanne Neves Fraz
DATA : 23/09/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Faculdade de Educação - FE/UnB, Sala de Atos
TÍTULO:

Mil e uma cenas do processo de ensino e aprendizagem da Matemática na modalidade a distância: Representações Sociais dos professores de Matemática envolvidos na trama da formação inicial


PALAVRAS-CHAVES:

Processo de ensino e aprendizagem da Matemática; Educação a Distância; Educação Matemática. Formação de Professores; Representações Sociais.


PÁGINAS: 220
RESUMO:

Essa pesquisa parte do diálogo entre a Educação a Distância, a Educação Matemática e as Representações Sociais, e tem como objetivo geral identificar e analisar as Representações Sociais do/a professor/a de Matemática que atua em licenciaturas em Matemática na modalidade à distância sobre o processo de ensino e aprendizagem da Matemática na modalidade em estudo. Em relação à cena metodológica, foi um estudo de abordagem qualitativa e exploratória, os procedimentos de coleta dos dados foram o questionário com Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) e revisão sistemática de produções científicas (2010 a 2020) que abarcou o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e artigos de revistas/periódicos que tratam da Educação Matemática, Qualis Capes A (Qualis Capes Periódicos 2019), a saber: BOLEMA: Boletim de Educação Matemática (On-line), Educação Matemática em Revista – EMR, Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática - JIEEM e Perspectivas da Educação Matemática. Os sujeitos da investigação foram 21 professores/professoras de Matemática que atuam nas licenciaturas em Matemática na modalidade a distância em Instituições de Ensino Superior (IES) públicas. Os dados estatísticos trabalhados neste estudo são oriundos dos Censos da Educação Brasileira (Inep) e dos Relatórios analíticos da aprendizagem a distância no Brasil da ABED (Censo EAD.BR, 2021). A análise alinhou-se à proposta de análise do conteúdo de Bardin (2016) e Abordagem Societal (DOISE, 1986; 2001). No processo de construção das Representações Sociais do processo de ensino e aprendizagem da Matemática na modalidade de ensino a distância foram identificados aspectos importantes que constituíram-se referenciais de interpretação quanto o processo de ensino e aprendizagem da Matemática (cena) na modalidade a distância (cenário): a relação com as práticas docentes (“metodologia(s)”; “ensino”; “planejamento”) apontou para a tendência do sujeito de integrar-se ou inserir-se no processo representado. Na cena de comunicação que se estabelece no espaço virtual de aprendizagem, as pessoas se encontram e relações são estabelecidas, “interação” e “colaboração” integram o ensinar e o aprender. De acordo com Moscovici (1978), as Representações Sociais são empregada para se reconstituir o equilíbrio quando uma nova informação surge na comunicação cotidiana, o estranho penetra na brecha do familiar e precisa ser ancorado nesta realidade: as TDIC e virtualidade (“recursos”; “computacionais”; “tecnológicos”; “ferramentas”) foi o estranho que entrou neste espaço familiar de atuação (processo de ensino e aprendizagem) e precisou integrar a realidade educacional. É “dinâmica que envolve o pessoal e o profissional, o individual e o coletivo” (DOTTA, 2006, p. 39), este docente se enxerga na trama (formação inicial) e na cena do estudo, processo de ensino e aprendizagem da Matemática na modalidade a distância.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1077549 - GERALDO EUSTAQUIO MOREIRA
Interna - 1151554 - ANDREA CRISTINA VERSUTI
Interna - 2991334 - LYGIANNE BATISTA VIEIRA
Externa à Instituição - ANA LÚCIA MANRIQUE - PUC - SP
Externo à Instituição - GILBERTO JANUARIO - UFOP
Notícia cadastrada em: 12/09/2022 08:40
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app13_Prod.sigaa07