Banca de DEFESA: Paula da Silva Moreira

DISCENTE : Paula da Silva Moreira
DATA : 30/09/2022
LOCAL: virtual

Expressões da Subjetividade Social da Biblioteca InfantilEscolinha de Criatividade 104/304 Sul.

subjetividade social; biblioteca infantil; proposta pedagógica; educação não-formal

A presente pesquisa teve como objetivo geral compreender e dar visibilidade às produções e expressões subjetivas que configuram o espaço físico, e social, da Biblioteca InfantilEscolinha de Criatividade 104/304 Sul, localizada na Asa Sul, Região Administrativa de Brasília, Distrito Federal. A Teoria da Subjetividade, os princípios da Epistemologia Qualitativa e a proposta da Metodologia construtivointerpretativa elaboradas por González Rey (1949-2019) constituem uma tríade teórica-epistemológicametodológica que fundamentou, e subsidiou, a complexidade do processo de construção de informações nesta investigação. Para compreender os processos constitutivos das expressões da subjetividade social no contexto de pesquisa, diversos instrumentos e estratégias foram utilizadas, tais como: complementos de frases, observações participantes, dinâmicas conversacionais, análise documental, análise de registros fotográficos e de redessociais como o Instagram. A construção interpretativa permitiu compreender que a diversidade de vivências em artes, possibilitadas pelo projeto Escolinha de Criatividade, reverbera para além das infâncias das crianças que participam do projeto, constituindo-se como parte significativa da subjetividade social deste espaço educativo. A configuração da subjetividade social da Biblioteca Infantil-Escolinha de Criatividade também é marcada por incertezas decorrentes da portaria nº 380/2018, no qual o grupo de profissionais produz, subjetivamente, um posicionamento crítico e reflexivo diante das tensões e questionamentos, e reorganiza coletivamente seus processos de atuação, e de relacionamento institucional com a Secretaria de Educação.

Presidente - 1516150 - CRISTINA MASSOT MADEIRA COELHO
Externa à Instituição - LUCIANA DE OLIVEIRA CAMPOLINA - UNICEUB
Externa ao Programa - 1848716 - MARISTELA ROSSATO MARTINS
Externa ao Programa - 2330228 - PAULA GOMES DE OLIVEIRA