Banca de DEFESA: Maria Eneida da Silva

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Maria Eneida da Silva
DATA : 14/10/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Atos FE1
TÍTULO:

O CICLO DE VIDA PROFISSIONAL DOS DOCENTES DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS.


PALAVRAS-CHAVES:

Ciclo de vida profissional docente. Docência na Educação Superior. Curso de Pedagogia. Universidade Estadual de Goiás.


PÁGINAS: 332
RESUMO:

Esta investigação está vinculada à Linha de Pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação – PDCA e é parte integrante de uma pesquisa institucional do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos – GEPFAPe. Enquanto desdobramento dessa pesquisa, investigamos o ciclo de vida profissional dos docentes de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás ancorados nos estudos de Huberman (2000) e demais autores que discutem o ciclo de vida profissional de professores como Marcelo Garcia (1999), Gonçalves (2000), Isaia e Bolzan (2008), Cavaco (1995), entre outros que sistematizam os anos de docência dos professores em fases, etapas ou anos vivenciados durante o percurso profissional. Assim, partimos da seguinte questão norteadora: quais elementos e marcas constituem o ciclo de vida profissional dos docentes dos cursos de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás, considerando as vivências da carreira; o tempo e as condições de trabalho?; e das questões específicas: quais os estudos sobre o ciclo de vida profissional docente abordam a Educação Superior do Brasil e em que avançam?; como as vivências da vida profissional dos docentes de Pedagogia da UEG os auxiliaram a constituir o ser professor na universidade?; como os docentes de Pedagogia da UEG vivenciam as dimensões profissional, institucional e pessoal para o trabalho docente? Após levantar essas questões e na busca por respondê-las, foram elencados o objetivo geral de compreender os elementos e marcas que constituem o ciclo de vida profissional dos docentes dos cursos de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás, considerando as vivências da carreira; o tempo, e as condições de trabalho; e os objetivos específicos: 1) conhecer o estado do conhecimento das pesquisas sobre o ciclo de vida profissional docente na Educação Superior no Brasil e compreender seus avanços; 2) analisar as vivências da vida profissional dos docentes de Pedagogia da UEG e a constituição do ser professor na universidade; e 3) compreender, na perspectiva dos docentes, a relação entre as dimensões profissional, institucional e pessoal para o trabalho docente na UEG. Para o alcance dos objetivos da pesquisa, o método que guia a investigação é o Materialismo Histórico-dialético com a abordagem qualitativa, estudo documental, aplicação de questionário misto e realização de entrevista semiestruturada. A empiria da pesquisa foi feita, inicialmente, com o envio dos questionários, por meio do Google Formulários, aos 117 docentes efetivos que lecionam nos cursos de Pedagogia e estão lotados em 17 campi/unidades universitárias espalhados pelo estado de Goiás. Recebemos respostas de 53 professores, contudo, somente 52 respostas foram validadas porque uma delas era de uma docente em regime de contratação temporária. A partir da análise desses questionários, foram levantadas categorias que auxiliaram a delimitar os sujeitos que, devido à pandemia do Covid-19, foram entrevistados com a utilização da plataforma Meet. Para tanto, foram selecionados 12 docentes, de acordo com a disponibilidade para a entrevista indicada no questionário, que estavam com o seguinte tempo de carreira na UEG: 1 a 5 anos; 5 a 10 anos; 10 a 15 anos; 15 a 20 anos; 20 a 25 anos; e mais de 25 anos. Com isso, havia, no mínimo, dois docentes para cada intervalo, mas somente 8 se dispuseram a ser entrevistados. As análises nos mostraram que os professores são comprometidos com uma formação social e transformadora e que colocam tais questões como elementos fundantes da docência. Não demonstram, tanto nos questionários quanto nas entrevistas narrativas, etapas de uma carreira, mas apresentam uma vida, um ciclo em que se dedicam em um esforço pessoal e nas oportunidades a realizarem a formação de outros sujeitos. A tese reafirma elementos de um ciclo de vida profissional que se relaciona ao trabalho docente, às condições objetivas e subjetivas desse trabalho, à profissionalidade, à formação inicial e continuada, e à constituição do ser professor na Universidade Estadual de Goiás. Isso porque ao fundamentar a docência universitária no trabalho indissociável entre ensino, pesquisa e extensão – estes como pilares da construção do conhecimento científico, técnico, ético e humano, o docente se constrói professor universitário com especificidades relacionadas à docência na educação superior, perpassando três eixos fundamentais: o trabalho docente, a vivência na carreira e as marcas de alteridade, sendo que, dessa forma, consolida o ciclo de vida profissional que tem elementos comuns na categoria docente e  particulares na subjetividade de cada professor. 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANDREA KOCHHANN MACHADO - UEG
Presidente - 1691630 - KATIA AUGUSTA CURADO PINHEIRO CORDEIRO DA SILVA
Externo à Instituição - RENATO BARROS DE ALMEIDA - UEG
Interna - 1491659 - SHIRLEIDE PEREIRA DA SILVA CRUZ
Externo à Instituição - TALAMIRA TAITA RODRIGUES BRITO - UESB
Notícia cadastrada em: 03/10/2022 08:33
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