Banca de QUALIFICAÇÃO: Diego Camara de Lima

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Diego Camara de Lima
DATA : 20/10/2022
HORA: 14:00
LOCAL: virtual
TÍTULO:

 SENTIDOS E SIGNIFICADOS DO TRABALHO DOS (AS) PROFESSORES (AS) QUE ATUAM EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO NA SECRETARIA DE ESTADO E EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL


PALAVRAS-CHAVES:

Professor alfabetizador; Sentidos e Significados; Alfabetização; Trabalho docente; Bloco Inicial de Alfabetização


PÁGINAS: 92
RESUMO:

A especificidade do trabalho docente realizado na etapa da alfabetização é entendida como práxis social do professor alfabetizador, um processo intencional e planejado, na qual a aprendizagem da escrita e da leitura corrobora com o movimento de transformação da realidade existente. Ao entendermos o trabalho como categoria ontológica do sersocial compreendemos que é por meio do trabalho realizado no ambiente escolar que o professor exerce a sua função social, o ensino. Nessa perspectiva, ao observarmos os sentidos e significados do trabalho na alfabetização buscamos entender como as singularidades do trabalho nessa etapa escolar são percebidas pelos docentes. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo geral compreender os sentidos e significados do trabalho dos(as) professores(as) que atuam em turmas do Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) no Distrito Federal. Delineamos como objetivos específicos: i) identificar o que as pesquisas brasileiras dizem sobre o trabalho dos(as) professores(as) na/ com a alfabetização no período de 2010 a 2021; ii) reconhecer os sentidos e significados dos professores(as) que atuam em turmas do BIA no Distrito Federal sobre o trabalho que realizam; iii) analisar os sentidos e significados sobre o trabalho docente produzidos pelos(as) professores(as) que atuam em turmas do BIA no contexto do DF. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa fundamentada na perspectiva do Materialismo Histórico Dialético e na perspectiva histórico cultural. Será utilizado como instrumento de pesquisa a entrevista semiestruturada para produção de dados e como procedimento metodológico de análise os núcleos de significação


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA CATARINA DOS SANTOS PEREIRA CABRAL - UFRPE
Interna - 1691630 - KATIA AUGUSTA CURADO PINHEIRO CORDEIRO DA SILVA
Presidente - 1491659 - SHIRLEIDE PEREIRA DA SILVA CRUZ
Externa à Instituição - Viviane Carrijo Volnei Pereira - SEEDF
Notícia cadastrada em: 04/10/2022 13:15
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