Banca de QUALIFICAÇÃO: Saron Gomes Batista

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Saron Gomes Batista
DATA : 20/10/2022
LOCAL: virtual

A REPRESENTATIVIDADE FEMININA NO ATENDIMENTO PARA ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE O POLO DE CEILÂNDIA

Gênero; Mulher; Educação; Altas Habilidades/Superdotação; Inclusão

Este projeto está vinculado à linha de pesquisa Estudos Comparados em Educação (ECOE) e ao Grupo de Pesquisa Gerações e Juventude (GERAJU), do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB) e tem como objetivo geral verificar se há desigualdade de gênero no processo de identificação de estudantes com características de Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no Atendimento Educacional Especializado da SEEDF no polo de Ceilândia e os motivos que justificam este fenômeno. Os objetivos específicos compreendem: a) mapear as matrículas de estudantes com AH nos âmbitos nacional e do DF; b) evidenciar a proporção de meninos e meninas com características de superdotação no ensino fundamental; c) verificar os motivos que justificam a reprodução das desigualdades de gênero no processo de identificação de estudantes com altas habilidades no polo de Atendimento de AH de Ceilândia-DF. Apesar de pioneira, a educação para o superdotado no Distrito Federal ainda encontra barreiras diversas e as políticas públicas que prestam apoio aos atendimentos, específicos para atender esse tipo de necessidade, não são entendidas como prioritárias. Ainda há mitos, preconceitos e ideias equivocadas que dificultam a identificação e o encaminhamento para o atendimento devido. Embora o fenômeno da superdotação possa se manifestar em ambos os gêneros, as pesquisas demonstram que o número de homens identificados com AH/SD é significativamente superior ao de mulheres. Para esse estudo, a metodologia proposta será de natureza quantitativa e qualitativa, com análise de dados censitários e análise de documentos (fichas de indicação).

Interna - 1213588 - ADRIANA ALMEIDA SALES DE MELO
Externa à Instituição - LUCÉLIA DE MORAES BRAGA BASSALO - UEPA
Presidente - 2673303 - SINARA POLLOM ZARDO
Externa à Instituição - Vanessa Terezinha Alves Tentes - SEEDF