Banca de QUALIFICAÇÃO: Maria Célia Vieira da Silva

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Maria Célia Vieira da Silva
DATA : 20/10/2022
LOCAL: virtual

PRÁXIS   DE EGRESSOS DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO DA UNIFESSPA NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES À REORIENTAÇÃO CURRICULAR

Formação de educadores; Escola do campo; Educação Básica; Práxis; Trabalho Docente.

Considerando-se tensões em torno da luta pelo direito à educação por populações do campo historicamente subalternizadas e disputas que orientam a formação de educadores, a pesquisa tem o objetivo de analisar como a práxis de egressos da Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) têm incidido no currículo das escolas do campo, considerando ainda, limites e possibilidades. Orientada pelos pressupostos do Materialismo Histórico Dialético, lança-se mão de técnicas como pesquisa documental, aplicação de questionário, observação participante junto às escolas/territórios e entrevistas com  egressos, gestão das escolas no/do campo e sujeitos coletivos, buscando-se identificar categorias que emergem do objeto para fins de análise e reflexão. Retoma-se produções sobre o conceito de Educação do Campo, nesse sentido, ganham relevância as produções de Caldart (2008); Molina (2012; 2017; 2021), Arroyo (2007; 2012; 2013), dentre outros. Os estudos de Pereira (2013), Assis (2007), Emmi (2002) e Anjos (2020) auxiliam na apresentação sócio histórica do lócus de pesquisa, região do sul e sudeste do Pará e a constituição da Licenciatura em Educação do Campo na região do sul e sudeste do Pará, fruto do protagonismo dos sujeitos coletivos do campo. Buscou-se ainda os estudos de Saviani (2009), Freitas, H. (2018), Freitas (2012; 2016), Silva, K. (2022) para compreensão de concepções em disputa na formação de educadores no Brasil, dentre as quais destacam-se a Epistemologia da Prática e Epistemologia da Práxis. A primeira alinha-se ao contexto de expansão do capital monopolista, apregoa uma concepção de formação de caráter reducionista, marcada pela lógica das competências e habilidades, com supervalorização da prática, orientada pela lógica da competitividade, produtividade e individualismo. Confrontando os princípios da Epistemologia da Prática tem-se a Epistemologia da Práxis, que tem como ponto de partida a realidade social. Reconhece que a prática não se revela de forma imediata, sendo necessário compreendê-la, o que demonstra como imprescindível a unidade entre a teoria e prática, como apontam Silva, K (2018), Vázquez (1977), Kosik (1976), Noronha (2010), Molina e Pereira (2021), Gramsci (2001; 2007); Freire, (1987). Produzida no âmbito da articulação por Uma Educação do Campo, a Licenciatura em Educação do Campo, ancora-se em pressupostos da Epistemologia da Práxis, visa formar educadores para atuar nos territórios rurais e do campo respeitando especificidades dessas populações.

Externa à Instituição - HILDETE PEREIRA DOS ANJOS - UNIFESSPA
Interna - 1691630 - KATIA AUGUSTA CURADO PINHEIRO CORDEIRO DA SILVA
Presidente - 2322876 - MONICA CASTAGNA MOLINA
Externo ao Programa - 1734073 - RAFAEL LITVIN VILLAS BOAS