Banca de DEFESA: Eduardo Federizzi Sallenave

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Eduardo Federizzi Sallenave
DATA : 24/11/2022
HORA: 08:00
LOCAL: virtual
TÍTULO:

Implementação do Programa Criança Alfabetizada (PCA): efeitos sobre o trabalho docente na rede municipal de Panelas-PE.


PALAVRAS-CHAVES:

Alfabetização. Programa Criança Alfabetizada. Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração. Burocracia de nível de rua. Avaliação de implementação.


PÁGINAS: 124
RESUMO:

Este projeto de pesquisa de mestrado investigou os efeitos da implementação do Programa Criança Alfabetizada (PCA) sobre o trabalho docente no ciclo de alfabetização na rede pública de educação do município de Panelas, Pernambuco. Trata-se de um estudo situado no campo da avaliação de políticas públicas educacionais e que se fundamenta no marco teórico da burocracia de nível de rua, desenvolvido por Michel Lipsky (2019). Metodologicamente, empregou-se uma abordagem mista sequencial. Na primeira etapa, de caráter quantitativo, foi aplicado um questionário on-line aos professores alfabetizadores. Posteriormente, na fase qualitativa, um conjunto de quatro entrevistas semiestruturadas foi conduzido com docentes que haviam respondido ao questionário on-line. Os resultados foram analisados por meio de ferramentas de estatística descritiva e de análise de conteúdo (BARDIN, 2016; SALDAÑA, 2013), sendo, finalmente, discutidos de forma integrada. Constatou-se que os professores são receptivos ao programa como um todo e aos seus cinco eixos estruturantes em particular. Além disso, os docentes consideram que o PCA – com especial destaque para os eixos avaliações externas, Prêmio Escola de Destaque e fortalecimento da gestão escolar – influencia positivamente o trabalho docente, aumentando a motivação das equipes educacionais, aproximando a gestão escolar da realidade dos alfabetizadores e articulando toda a rede municipal em torno do objetivo de melhorar os indicadores de aprendizagem dos alunos. Consoante uma perspectiva formativa de avaliação de políticas públicas, almeja-se que os resultados desta pesquisa possam subsidiar aperfeiçoamentos e ajustes na execução do PCA nos municípios pernambucanos, contribuindo para a elevação da qualidade da alfabetização nesse estado


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ROCHELE PAZ FONSECA - PUC - RS
Externo ao Programa - 404712 - BERNARDO KIPNIS
Presidente - 2739901 - GIRLENE RIBEIRO DE JESUS
Externo ao Programa - 1702412 - WILIAM FERREIRA DA CUNHA
Notícia cadastrada em: 31/10/2022 08:44
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