“Para além do Supletivo e do Emergencial, afinal, o que contam docentes licenciados/as no Curso Esquema 1 da Universidade de Brasília?”
Formação pedagógica; Professores bacharéis; Ensino Médio.
Esta tese de Doutorado defende a centralidade da formação pedagógica de professores do Ensino Médio, já que desde a promulgação da Lei 13.415/17, o notório saber vem se firmando como base de uma nova política docente. Tendo o problema central se baseado no significado e impacto da formação no Esquema 1 aos então docentes não licenciados/ as da Secretaria de Educação/Fundação Educacional do Distrito Federal (SE/FEDF), atual Secretaria de Estado da Educação do DF (SEEDF), o objetivo geral se baseou em descobrir o significado e o impacto da formação pedagógica ofertada no Esquema 1 aos/às professores/as concluintes, que se diluiu nos objetivos específicos: investigar, segundo a legislação atinente à formação docente, sobre qual sujeito se intentava antes e intenta formar agora; compreender a proposta pedagógica e curricular do Esquema 1; e analisar as experiências de formação vivenciadas pelos/as docentes graduados/as no referido Curso. A metodologia, de abordagem qualitativa, ancorou-se em análise documental de fontes históricas, normativo-legislativas, e dados concernentes à formação docente por meio do método histórico; e em entrevistas narrativas das histórias de vida de professores/as.