Banca de QUALIFICAÇÃO: Rosa Maria Costa Cavalcante

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Rosa Maria Costa Cavalcante
DATA : 07/11/2022
LOCAL: virtual

O CAMINHO SE FAZ AO CAMINHAR: Subjetividade docente e desafios da implementação da BNCC-EI.

Subjetividade; constituição subjetiva; construção interpretativa; docência; Educação Infantil

Este projeto de dissertação visa explorar os aspectos que integram a constituição subjetiva do docente de Educação Infantil, com e objetivo principal de compreender as configurações subjetivas de docência e suas transformações no decorrer da trajetória profissional frente aos novos desafios propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa investigar de que formas as concepções do novo documento normativo suscitam a ressignificação da prática docente, influenciam e contribuem na transformação ou na continuidade de concepções de criança e de infâncias, representações sobre o protagonismo dos estudantes em articulação com atividades que garantam os direitos de aprendizagem propostos. O estudo se fundamenta teoricamente na articulação das perspectivas cultural-histórica e na Teoria da Subjetividade, elaborada por González Rey e aplica a sua a abordagem da Epistemologia Qualitativa de González Rey, que considera o conhecimento científico em seu caráter processual e desenvolvido como modelo teórico. Esta proposta metodológica pressupõe o engajamento ativo da pesquisadora, a partir de um processo construtivo interpretativo com base em indicadores e hipóteses formuladas no decorrer da pesquisa. O trabalho de campo será realizado em uma escola de educação infantil de Brasília, com três professoras com reconhecida experiência docente. A partir daí pretende-se observar e interpretar como o processo de constituição subjetiva do docente se integram na articulação da subjetividade individual e da subjetividade social, da experiência profissional e da história de vida. O processo da construção do cenário social da pesquisa será conduzido via entrevistas individuais, discussões em grupo, dinâmica conversacional, complemento de frases, observação participante e produção de textos. Espera-se que a pesquisa se desdobre como reflexão contínua, estimule o protagonismo docente no desenvolvimento da sua prática pedagógica e coloque em discussão a importância significativa de como as educadoras pensam, vivem e sentem a docência.

Presidente - 1516150 - CRISTINA MASSOT MADEIRA COELHO
Externa ao Programa - 1170952 - LUCIA HELENA CAVASIN ZABOTTO PULINO
Externa ao Programa - 1455006 - VIVIANE FERNANDES FARIA PINTO
Externa à Instituição - LUCIANA SOARES MUNIZ - UFU