Banca de DEFESA: Graziela Martins Evangelista

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Graziela Martins Evangelista
DATA : 25/11/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de Atos FE1
TÍTULO:

 CURRÍCULO EM MOVIMENTO DOS ANOS INICIAIS: REFORMULAÇÃO À LUZ DA BNCC NO DISTRITO FEDERAL


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Básica; BNCC; Currículo em Movimento do Distrito Federal; Política curricular.


PÁGINAS: 198
RESUMO:

Dissertação desenvolvida no Programa de PósGraduação em Educação da Faculdade de Educação – UnB, na linha de pesquisa Políticas Públicas e Gestão da Educação, integra os estudos do grupo de pesquisa ÁGUIA, sobre Organismos Internacionais, Política e Gestão da Educação Básica. Tem por objeto, o processo de reformulação do Currículo em Movimento dos Anos Iniciais do Distrito Federal à luz da BNCC, entre 2010 e 2018. Optou-se pela fundamentação teórica e metodológica do método histórico-dialético. Indagou-se: como se deu o processo de reformulação do Currículo em Movimento dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede pública do Distrito Federal à luz da BNCC? Elegeu-se como objetivo geral analisar como ocorreu o processo de reformulação do Currículo em Movimento dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Distrito Federal à luz da BNCC. Realizou-se a revisão bibliográfica para composição do referencial teórico e a articulação com as análises e entrevistas semiestruturadas. Os resultados das análises evidenciaram que as influências, formas de atuação e ações dos organismos internacionais como a OCDE, o Banco Mundial e a Unesco originaram ideias, princípios e concepções sobre a educação e sobre as políticas curriculares no Brasil, e que, tem orientado a direção e a definição do currículo nacional. Constatou-se divergências na concepção do Currículo em Movimento (2018) e as diretrizes propostas pela BNCC do Ensino Fundamental. Identificou-se que as querelas, disputas e negociações na elaboração da BNCC do Ensino Fundamental ocorreram com a anuência de elementos políticos como o Governo Federal e entidades disfarçadas no Movimento Todos pela Educação, apoiado por agentes públicos e privados, e, empresários que acreditam poder padronizar e ceder um pouco mais de acesso ao conhecimento sem perder o controle político e ideológico da escola. Evidenciou-se que a política curricular no Distrito Federal, efetivada na reformulação do Currículo em Movimento à luz da BNCC, se concretizou na vivência, na construção, na participação e nas formas de resistências.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2279837 - EDILEUZA FERNANDES DA SILVA
Interna - 1691630 - KATIA AUGUSTA CURADO PINHEIRO CORDEIRO DA SILVA
Presidente - 1350812 - MARIA ABADIA DA SILVA
Externo à Instituição - RODRIGO DA SILVA PEREIRA - UFBA
Notícia cadastrada em: 01/11/2022 08:36
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