Banca de QUALIFICAÇÃO: Maicon Donizete Andrade Silva

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Maicon Donizete Andrade Silva
DATA : 08/12/2022
LOCAL: Sala de Atos FE1

A GESTÃO TECNOCRÁTICA E  EMPRESARIAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO MÉDIO DO CEARÁ.

Gestão da Educação; gestão tecnocrática; gestão empresarial; escolas públicas de Ensino Médio; tecnogovernabilidade.

Esta tese tem como objeto de investigação a gestão tecnocrática e empresarial nas escolas públicas de Ensino Médio do Ceará entre o período de 2008 a 2021. Parte-se do real, das condições de apresentação do objeto para, através da abstração, apreender suas manifestações e chegar ao concreto. Com base na análise dos desafios concernentes ao Ensino Médio no Brasil, parte-se do pressuposto de que das contradições da sociedade burguesa emergem as necessidades e as ações que fundamentam a formulação de políticas públicas para a educação. Propõe-se como objetivo geral analisar a gestão tecnocrática e empresarial empregada nas escolas públicas de Ensino Médio do Ceará, evidenciando os mecanismos da tecnocracia que regem os processos de gestão, de organização e de arquitetura curricular das escolas profissionalizantes, em conformidade com os imperativos ideológicos do empresariado. A questão norteadora da tese indaga: quais os pressupostos e as intencionalidades escusas dos empresários e dos governadores sustentam um padrão tecnocrático de gestão para a política de educação profissional do Ceará? O materialismo histórico-dialético é assumido como opção teórico-epistemológica para analisar a totalidade histórica e dialética que envolve o objeto investigado, orientando a análise documental e o estudo empírico. Com base nas sucessivas aproximações do objeto, as categorias reprodução, gestão da Educação e tecnogovernabilidade apresentam-se como ferramentas teóricas de exercício intelectual para apreender o objeto e suas determinações. Como resultado da investigação, busca-se confirmar a tese da existência de um padrão de reprodução da gestão tecnocrática nas escolas públicas de Ensino Médio do Ceará.

Externo à Instituição - MONICA RIBEIRO DA SILVA - UFPR
Externa à Instituição - DEYSIANE FARIAS PONTES
Externa à Instituição - MARCIA CASTILHO DE SALES
Presidente - 1350812 - MARIA ABADIA DA SILVA