Banca de QUALIFICAÇÃO: Cláudio Wilson dos Santos Pereira

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Cláudio Wilson dos Santos Pereira
DATA : 04/11/2022
LOCAL: virtual

SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES INICIANTES NA  EBTT E A CONSTRUÇÃO DA A PROFISSIONALIDADE DOCENTE

Formação de professores; Institucionalidade; profissionalidade; socialização profissional.

O presente trabalho tem por objetivo analisar os processos de socialização profissional de professores iniciantes na construção da profissionalidade docente dos professores EBTT. E como delimitação do campo de pesquisa e compreensão da natureza objeto, temos como objetivos específicos: caracterizar os elementos da institucionalização da EPT nos institutos e as relações com a carreira EBTT; caracterizar os processos de socialização profissional vivenciados por professores iniciantes a partir da estrutura organizacional dos IFs e da rede federal; analisar as experiências de socialização profissional reconhecidas por professores iniciantes no processo de construção da profissionalidade docente. Para nortear o percurso investigativo, a pesquisa tem como pressuposto teórico-metodológico o Materialismo Histórico-dialético – MHD, por compreender que é a partir da construção teóricometodológicas que os estudos do objeto vão se constituído, uma vez que a representação real do ideal do objeto se revela por meio da saturação das determinações que constituem os traços do objeto. Uma perspectiva metodológica nos permite fazer uma imersão do objeto em estudo, aprofundar e delimitar as categorias de pesquisa que constituem um todo articulado do objeto em sua totalidade, e se tratando da formação de professores é relevante levar em consideração as determinações e categorias que constituem a unidade trabalho-formação docente. Para a apreensão do concreto dado, instrumentos de pesquisa será o questionário e a entrevista, tendo com sujeito da pesquisa os professores iniciantes na EBTT que ingressaram na instituição nos últimos 5 anos.

Externo à Instituição - CLÁUDIO PINTO NUNES - UESB
Interna - 1691630 - KATIA AUGUSTA CURADO PINHEIRO CORDEIRO DA SILVA
Externa à Instituição - MAGALI SILVESTRE - UNIFESP
Presidente - 1491659 - SHIRLEIDE PEREIRA DA SILVA CRUZ