Banca de QUALIFICAÇÃO: Raimunda de Oliveira

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Raimunda de Oliveira
DATA : 24/11/2022
HORA: 13:00
LOCAL: Laboratório de Matemática - Departamento de Matemática
TÍTULO:

O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO, CRIATIVO E ALGÉBRICO: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES NO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Pensamento matemático crítico e criativo. Pensamento algébrico. Ensino de equações.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

Numa perspectiva de colaborar com a qualidade dos processos de ensino-aprendizagem e avaliação no campo da matemática, em especial, no entendimento de desenvolvimento do pensamento matemático, este projeto de pesquisa é proposto como o objetivo de analisar o desempenho de uma turma de estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental em relação ao desenvolvimento do pensamento crítico, criativo e algébrico a partir de sequências didáticas para o ensino de equações do 1º grau. Os principais referenciais utilizados para pensamento matemático crítico e criativo foram: Gontijo (2007), Lithner (2008), Wechsler et al (2018) e Fonseca e Gontijo (2021). Os principais referenciais utilizados para pensamento algébrico foram: Fiorentini et al (1993), Kaput (1999), Ponte, Branco e Matos (2009), Almeida (2017) e Chimoni et al (2018). Trata-se uma pesquisa do tipo mista (qualitativa e quantitativa) que se classifica em relação aos objetivos em exploratória-descritiva, com delineamento de estudo de caso. A ferramenta metodológica utilizada será a Engenharia Didática com a meta de análise de situações didáticas, a partir da organização da pesquisa em quatro etapas: análise preliminar, analise a priori, experimentação, analise a posteriori e validação (CHEVALLARD,1982; ARTIGUE,1996), com adaptações dessa concepção realizada pela inclusão de instrumentos de pesquisa com design quantitativo (Teste de avaliação do pensamento crítico, criativo e algébrico). Na fase da experimentação serão organizadas sequências didáticas (BROUSSEAU, 2008) organizadas na conceção de Oficinas para desenvolvimento do pensamento crítico e criativo (GONTIJO, 2018).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1714408 - CLEYTON HERCULES GONTIJO
Externo à Instituição - ALESSANDRO JACQUES RIBEIRO - UFABC
Externo à Instituição - CRISTIANO ALBERTO MUNIZ - UnB
Externo à Instituição - MATEUS GIANNI FONSECA - IFB
Notícia cadastrada em: 03/11/2022 10:20
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app25_Prod.sigaa19