Banca de QUALIFICAÇÃO: Sandra Regina de Souza Santos

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Sandra Regina de Souza Santos
DATA : 11/11/2022
LOCAL: virtual

A Atuação do Pedagogo na EEAA e as Expressões da Subjetividade Social na Escola.

Dificuldade de Aprendizagem; Queixa Escolar; EEAA; Subjetividade; Subjetividade Social.

Essa pesquisa parte de pressupostos teóricosepistemológicos que entendem que a interlocução Psicologia-Educação no ambiente escolar e a patologização da dificuldade de aprendizagem são aspectos que colaboram para uma maior demanda de estudantes com queixas escolares a serviços de apoio como o prestado por pedagogos da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem – EEAA, na SEEDF. Essa alta demanda está ligada muitas vezes a paradigmas hegemônicos que consideram na aprendizagem apenas os aspectos cognitivos e que desconsideram a heterogeneidade do espaço educativo. Na escola, a ampliação do entendimento da aprendizagem como desenvolvimento subjetivo fundamentado nos estudos da Teoria da Subjetividade numa perspectiva cultural-histórica elaborada por González Rey representa uma outra possibilidade para a atuação do pedagogo. Resistências a modificações pedagógicas ou o compromisso coletivo podem ser observados. Tendo como objetivo central a compreensão de como a subjetividade social de uma escola pública do Distrito Federal se expressa nas ações desempenhadas pelos pedagogos da Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem - EEAA, esse estudo busca como objetivos específicos: A) fazer uma revisão sobre como a temática da dificuldade de aprendizagem, a partir da base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD e o repositório institucional da Universidade de Brasília; e B) compreender como tem sido o processo de encaminhamento de estudantes com queixas escolares, na última década, a partir da análise do trabalho pedagógico se organiza nos momentos coletivos e da atuação de duas pedagogas da EEAA de uma escola pública do Distrito Federal; e C) Analisar a Orientação Pedagógica que orienta esse serviço de apoio. Para tanto, o estudo estará fundamentado na Epistemologia Qualitativa e na Metodologia Construtivo-Interpretativa formulada por González Rey para o estudo da Subjetividade. Pretende-se, dessa forma, apresentar uma nova alternativa para a organização do trabalho pedagógico e dar protagonismo ao pedagogo e sua atuação.

Presidente - 1516150 - CRISTINA MASSOT MADEIRA COELHO
Externa à Instituição - LUCIANA DE OLIVEIRA CAMPOLINA - UNICEUB
Externa ao Programa - 1848716 - MARISTELA ROSSATO MARTINS
Externa à Instituição - Valdivia de Lima Pires Egler - SEEDF