Banca de QUALIFICAÇÃO: Livia Gomes de Luccas

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Livia Gomes de Luccas
DATA : 24/11/2022
LOCAL: virtual

CONTRIBUIÇÕES DO INVENTÁRIO SOCIAL PARA RE-ELABORAÇÃO DOS PLANOS DE ENSINO E PARA A LIGAÇÃO DA ESCOLA COM A VIDA: ANÁLISE DE UM EXPERIMENTO NO CENTRO EDUCACIONAL DO PROGRAMA DE ASSENTAMENTO DIRIGIDO DO DISTRITO FEDERAL, A PARTIR DOS DIÁLOGOS COM OS SABERES DAS MULHERES CAMPONESAS

Escola do Campo, Inventário; História; Mulher camponesa

É um grande desafio para as escolas que se situam em área rural transformarem se em Escolas do Campo. Para que isso aconteça, é necessário, entre outros fatores, por exemplo, a adequação dos conteúdos curriculares à realidade dos estudantes.Porém, muitos atravessamentos atrapalham esse processo, desde a falta de políticas públicas que cheguem efetivamente ao campo, até a formação deficitária dos docentes. Nos últimos anos, têm chegado às escolas públicas do Ccampo do Distrito Federal, documentos que esclarecem e institucionalizam a necessidade da construção do Inventário Histórico Social. Esse documento deve nortear o Projeto Pedagógico dessas escolas, bem como aproximar os conteúdos curriculares da realidade do Ccampo. O presente trabalho pretende construir propostas didáticas partindo do Inventário da escola do Centro Educacional do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal - CED PAD DF e das mulheres camponesas que vivem nesta região. O objetivo dessas propostas didáticas será contemplar as matrizes formativas da Educação do Campo, promover a sabedoria camponesa e trabalhar questões relativas à diversidade, como por exemplo, raça e as Mulheres do Ccamponesas.

Externa ao Programa - 1378920 - CLARICE APARECIDA DOS SANTOS
Externo à Instituição - MARIA JUCILENE LIMA FERREIRA - UNEB
Presidente - 2322876 - MONICA CASTAGNA MOLINA
Interna - 1491659 - SHIRLEIDE PEREIRA DA SILVA CRUZ