Banca de DEFESA: Tatiane Cristina Mauricio Emerick

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Tatiane Cristina Mauricio Emerick
DATA : 01/12/2022
HORA: 14:45
LOCAL: SALA DE ATOS
TÍTULO:

O CICLO DE VIDA PROFISSIONAL DOS DOCENTES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO ESPECIAL ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Especial; Ciclo de vida profissional; Atendimento Educacional Especializado; Trabalho docente.


PÁGINAS: 315
RESUMO:

O presente estudo teve seu vínculo à linha de pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e ao Grupo de Estudo e Pesquisa sobre a Formação e Atuação de Professores/Pedagogos. É sabido que o trabalho docente na Educação Especial se constitui, historicamente, em um campo de disputas no modo de produção capitalista, que legitima as desigualdades sociais e precariza/intensifica as condições de trabalho. As políticas educacionais ratificam tais propostas, sobretudo, após a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, reconfigurando o professor da Educação Especial. A partir destas contradições, vale o seguinte questionamento: quais os elementos constitutivos do ciclo de vida profissional dos docentes que atuam na Educação Especial – Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede pública de ensino do Distrito Federal? Assim, objetivou-se compreender os elementos constitutivos do ciclo de vida profissional dos docentes que atuam na Educação Especial – Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede pública de ensino do Distrito Federal. Ancorada nos pressupostos teóricosmetodológicos do Materialismo Histórico e Dialético, as linhas que se seguem permitiram o desvincular da realidade imediata/fetichizada e, via múltiplas determinações, apreender a realidade concreta do ser professor em diferentes momentos da vida profissional. Acrescentaram-se as contribuições da teoria sócio-histórico-cultural, que participa de princípios no desenvolvimento humano, sob as lentes de um sujeito histórico e social. E ainda, buscou-se a possibilidade de transformação da aparência pelos seguintes instrumentos metodológicos: Estado do Conhecimento do objeto em estudo, análise documental, levantamento dos dados pessoais e profissionais dos docentes e entrevistas semiestruturadas com sete professoras. Os diálogos foram, então, analisados, interpretados e sistematizados pelos núcleos de significação, resultando nos elementos marcantes no percurso profissional das professoras na Educação Especial: as vivências que constituem o ser professora na Educação Especial; os sentidos e significados vivenciados pelas professoras ao longo da vida profissional na Educação Especial; as vivências formativas dos docentes em diferentes momentos da profissão; e, as contradições do ser professora na Educação Especial, que envolvem a satisfação e o sofrimento e as múltiplas determinações do trabalho docente no ciclo de vida profissional. Na totalidade da presente investigação, conclui-se que na trajetória das professoras na Educação Especial/Atendimento Educacional Especializado circundam os seguintes movimentos que marcam o trabalho docente e se faz na relação entre a história de vida pessoal e profissional, em um tempo que é contínuo: as vivências singulares ao longo da vida profissional docente; a formação docente; e, as marcas na concretude do trabalho docente e no ser professora da Educação Especial. De fato, a investigação no ciclo de vida profissional docente na Educação Especial designa uma contribuição inovadora para a reflexão acerca da práxis das professoras, pois revela o movimento de constituição singular, denotando uma relação de vivências e marcos não necessariamente lineares, mas que desenham formas de ser e estar na profissão. Por fim, embora a construção do ser docente na Educação Especial transcorra via condicionalidades impostas pelas formas contemporâneas do capital, ainda se têm alternativas para o confronto junto à totalidade histórica e dialética, mediante os enfrentamentos, intencionando uma educação contra hegemônica, emancipadora e humanizada.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 2504581 - FATIMA LUCILIA VIDAL RODRIGUES
Interna - 1691630 - KATIA AUGUSTA CURADO PINHEIRO CORDEIRO DA SILVA
Externa à Instituição - MARILDA GONCALVES DIAS FACCI - UEM
Presidente - 1491659 - SHIRLEIDE PEREIRA DA SILVA CRUZ
Notícia cadastrada em: 18/11/2022 17:24
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