Banca de DEFESA: Edson Cesar Marques Filho

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Edson Cesar Marques Filho
DATA : 20/12/2022
LOCAL: virtual

Vivências Docentes Reeducativas Transformadoras: O Educandário Humberto de Campos

Vigotski; Educação; Vivência; Educação Transformadora; Reeducação

Nessa investigação defendemos que era necessário educadores experienciarem diferentes maneiras de realizar a educação, em uma perspectiva transformadora, a fim de que por meio de um processo reeducativo surgisse o novo em suas práticas e ocorresse uma transformação no meio educativo. Para tanto, investigamos as vivências de sete educadores do Educandário Humberto de Campos (EHC) durante pouco mais de quatro anos. Os educadores passaram por um Intercâmbio Transformador onde visitaram escolas ditas transformadoras em diversos pontos do Brasil e participaram de um efervescente processo reeducativo no EHC. Utilizamos suas falas em diversas entrevistas e rodas escolares gravadas e transcritas, bem como os relatos escritos pelos educadores, incluindo um livro proveniente dessas experiências do Intercâmbio (COSTA et al., 2020). Nossa investigação utilizou a Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, onde conceituamos, entre outros aspectos, o que é vivência, a educação, o ato de educar e a educação transformadora. A pesquisa expandiu teoricamente o que chamamos de reeducação nesse contexto docente. Enfim, sintetizamos, entre outras descobertas junto aos educandos do EHC, a presença intensa do trabalho desses docentes com valores, no cultivo à autonomia, no cuidado com suas emoções, na consideração de suas individualidades, entre outros aspectos. Ao fim, pudemos observar que o processo em direção a uma educação transformadora ocorria pujantemente no EHC sob diversas óticas.

Externa à Instituição - LEILA ROCHA SARMENTO COELHO - ENSC
Externa à Instituição - ANDREIA PEREIRA DE ARAUJO - SEEDF
Externa ao Programa - 2504581 - FATIMA LUCILIA VIDAL RODRIGUES
Externa à Instituição - JOELMA CARVALHO VILAR - UFS