Banca de QUALIFICAÇÃO: Valdivan Ferreira de Lima

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Valdivan Ferreira de Lima
DATA : 08/12/2022
LOCAL: virtual

MEMÓRIA AUTOECOBIOGRÁFICA EDUCATIVA: uma proposta de pesquisaformação docente para a ressignificação da Educação Ambiental.

Memória Autoecobiográfica Educativa; Educação Ambiental; Valores Ecológicos; Conexão com a Natureza; Docente

A formação tem sido apontada como aspecto importante para minorar a falta de engajamento docente em atividades de Educação Ambiental em escolas públicas e a consequente incidência de abordagens superficiais e descontínuas do tema meio ambiente. Nesse sentido, essa pesquisa tem por objetivo construir um dispositivo de pesquisa-formação, nomeado “Memória Autoecobiográfica Educativa”, com vistas a avaliar o seu potencial em incentivar a relação humano/natureza e favorecer o sentimento de pertencimento docente ao campo de atuação da Educação Ambiental no contexto escolar. O público-alvo será constituído por professores da Educação Básica em regência de classe na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com atuação em escolas da rede pública de ensino vinculadas à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. O estudo, de método misto sequencial, será estruturado em três fases: na primeira, com abordagem quantitativa, será aplicado um survey aos professores da Educação Básica da rede pública de ensino, por meio de um questionário online composto por questões sociodemográficas e dois instrumentos – escala de Inclusão da Natureza no Self (INS) de Schultz (2002) e Questionário de Valores Refinado (PVQ-R) de Schwartz et al. (2012) - no intuito de verificar a percepção de conectividade com a natureza e o nível de presença de valores autotranscendentes dos participantes. Na segunda fase, com abordagem qualitativa, será realizado um processo formativo com grupos de professores de escolas da rede pública de ensino que atuam nos níveis de ensino indicados. A intervenção será conduzida com a aplicação do dispositivo de pesquisa-formação construído, na qual serão oportunizados espaços/tempos de reflexão dialógica a respeito de valores ecológicos, conexão com a natureza e Educação Ambiental, a partir da escrita e socialização de narrativas das memórias educativas e ambientais (autobiografias ambientais) dos sujeitos. A terceira fase será dedicada à aplicação dos instrumentos referenciados na primeira fase da pesquisa aos participantes da segunda, antes e após o processo formativo, com o intuito de verificar possíveis mudanças nos escores que possam sinalizar alterações na percepção de inclusão na natureza e a ativação de valores autotranscendentes. Para os dados quantitativos serão utilizadas análises inferenciais multivariadas, já os dados qualitativos serão verificados na perspectiva hermenêutica, para uma análise compreensiva-interpretativa das narrativas. A pesquisa se fundamentará no pensamento complexo e transdisciplinar ao propor o diálogo teórico-metodológico entre a Educação Ambiental Crítica, a Ecologia Humana e a Psicologia Ambiental, mediado pela abordagem (auto)biográfica.

Externo à Instituição - ELIZEU CLEMENTINO DE SOUZA - UNEB
Presidente - 057.860.028-53 - INES MARIA MARQUES ZANFORLIN PIRES DE ALMEIDA - UnB
Interno - 053.304.325-53 - VERA MARGARIDA LESSA CATALAO - UnB
Externa à Instituição - VIVIANY SILVA PESSOA - UFPB