ESTUDO SOBRE O INÍCIO DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO NO DISTRITO FEDERAL (2017- 2022)
Educação básica; ensino médio; Base Nacional Comum Curricular; Novo Ensino Médio
O presente estudo teve como objetivo principal analisar a implementação do Novo Ensino Médio nas escolas-piloto da rede pública do Distrito Federal. Para tanto, foram coletados dados sobre a experiência inicial das escolas-piloto, a partir de uma abordagem qualitativa, o instrumento de coleta de dados utilizado foi um roteiro semiestruturado de entrevistas. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram selecionadas três escolas-piloto, nas quais foram feitas dez entrevistas com gestores e professores. Este quantitativo corresponde a seis professores e quatro gestores entrevistados, dentre eles duas coordenadoras, um diretor e uma supervisora pedagógica. Além disso, foi entrevistado o coordenador-geral de ensino médio do MEC, que, anteriormente, também atuou como diretor da Diretoria de Ensino Médio (DIEM) da SEEDF (2015-2020). Os resultados encontrados contribuíram para a compreensão do processo de implementação do Novo Ensino Médio no Distrito Federal, notando as facilidades e desafios enfrentados pelos profissionais das escolas-piloto para a efetivação da política em seu percurso inicial. Frente aos resultados encontrados, podese concluir que a proposta da política se mostrou impositiva e incompreensível, o que dificulta a efetivação da implementação do Novo Ensino Médio.