Banca de QUALIFICAÇÃO: Marleide Barbosa de Sousa Rios

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Marleide Barbosa de Sousa Rios
DATA : 14/12/2022
LOCAL: virtual

EDUCAÇÃO POPULAR E PEDAGOGIA FREIRIANA NA FORMAÇÃO POLÍTICA DE SUJEITOS DO CAMPO, DA FLORESTA E DAS ÁGUAS NA ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO DA CONTAG (ENFOC).

Educação popular; Pedagogia freiriana; Práticas educativas; Movimentos sociais; ENFOC

Este projeto de pesquisa tem como objeto as práticas educativas desenvolvidas pela Escola Nacional de Formação da CONTAG (ENFOC), uma escola de formação política que tem como base a educação popular, a educação do campo e a pedagogia de Paulo Freire e que se destina aos sujeitos do campo, da floresta e das águas. Esses mantidos à margem da história social, política, econômica e cultural, necessitam da luta coletiva para a conquista de direitos e de práticas educativas em sintonia com diferentes realidades, espaços, linguagens, tempos e culturas desenvolvidas com outras dinâmicas, em espaços de educação e formação. Nesse sentido, esta pesquisa tem por objetivo analisar a experiência da ENFOC, seus fundamentos teórico-epistemológicos na formação política desses sujeitos e sua relação com os pressupostos político-pedagógicos de Paulo Freire. A pesquisa participante é a metodologia utilizada, caracterizada pela interação entre pesquisadores e sujeitos da investigação, e por responder, em especial, às necessidades de populações mais vulneráveis nas estruturas sociais. Esta é uma pesquisa de caráter qualitativo e envolve levantamento bibliográfico e documental. Poderá contribuir para (re)orientar ações estratégicas em relação a práticas educativas que se desenvolvem em outros contextos, é relevante para os sujeitos do campo, da floresta e das águas e para uma análise e interpretação crítica dessa experiência de educação popular articulada pelo movimento sindical do campo. O recorte temporal para a pesquisa é o período de 2006 a 2022 que corresponde a um ciclo de práticas educativas de formação política realizada nos dezesseis anos de atuação da ENFOC.

Externa ao Programa - 2107423 - ELIENE NOVAES ROCHA
Presidente - 1087811 - ERLANDO DA SILVA RESES
Externa à Instituição - JOELMA CARVALHO VILAR - UFS
Externa à Instituição - MÁRCIA MARIANA BITTENCOURT BRITO - UFPA