A Associação Profissional de Docentes Secundários e Primários de Brasília e a Relação com a Política Educacional nos Primórdios da Capital Federal.
Política Educacional; Associação de Professores; História da Educação do Distrito Federal; Brasília; Sindicalismo da Educação
A educação se faz com os trabalhadores em educação, as estruturas físicas, dos projetos educacionais e com as atuações políticopedagógicas. O objetivo deste trabalho é de resgatar as origens da primeira organização dos professores em associação profissional e as suas contribuições à História da Educação do Distrito Federal. O recorte temporal da investigação compreende os anos de 1960 a 1964, com a criação e a atuação da Associação Profissional dos Professores Secundários e Primários de Brasília (APPEMB/APPESPB). Neste período houve uma intensa movimentação para a constituição da rede pública de ensino do Distrito Federal (DF), vinculado a Comissão de Administração do Sistema de Ensino de Brasília (CASEB), antes da criação da Fundação Educacional do Distrito Federal. Houve mobilização dos professores para a garantia de direitos fundamentais como moradia, jornada de trabalho, propostas política-pedagógicas, com greves e demissões e a CPI das Irregularidades do Sistema Educacional de Brasília, no Congresso Nacional. Utilizaremos registros e documentos históricos dos acervos do Museu da Educação do Distrito Federal (FE-UnB e SEEDF), Arquivo Público do DF, Arquivo Público Nacional (hemeroteca e acervos compartilhados com os arquivos da Câmara dos Deputados) e do CEDOC do Sinpro-DF, assim como as entrevistas com professores pioneiros da educação do DF. Esta é uma pesquisa qualitativa, com uso da análise de conteúdo e o referencial epistemológico do materialismo histórico dialético como orientação. Nos vinculamos em nível nacional e internacional a Rede de pesquisadores e pesquisadoras em associativismo e sindicalismo dos trabalhadores e das trabalhadoras em educação (ASTE).