Banca de DEFESA: Claudia Costa da Rocha Cerqueira Ramos

DISCENTE : Claudia Costa da Rocha Cerqueira Ramos
DATA : 23/01/2023
LOCAL: Sala de Atos FE1

Formação continuada docente para inclusão escolar com estudantes TEA’s dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Distrito Federal.

Formação Continuada Docente. Inclusão Escolar. Autismo. Práxis docente.

A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/FE/UnB) em nível de Mestrado Acadêmico, integrante da linha de pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação (PDCA) e vinculada às pesquisas do Grupo de Pesquisas sobre a Formação e Atuação de Professores/ Pedagogos (GEPFAPe), constituindo um dos projetos que integram a linha 3 “Formação Inicial e Continuada: Estudo de Concepções, Egressos e Modalidades”. Tem como título Formação Continuada Docente para Inclusão Escolar com Estudantes TEA’s dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Distrito Federal. É um estudo que busca desvelar e, tem, como objeto de investigação a formação continuada docente na perspectiva da inclusão escolar com estudantes autistas nos anos iniciais do ensino fundamental do Distrito Federal (DF). A metodologia é de natureza tanto quantitativa quanto qualitativa, a partir do levantamento bibliográfico, pesquisa documental e, também, aplicação de questionário e realização de entrevista semiestruturada, com base nos pressupostos do método Materialismo HistóricoDialético. Os dados foram analisados por meio da análise estatística pelos softwares Excel 2013 e R versão 3.3.2. Este arcabouço tem como objetivo geral analisar o processo de formação continuada das professoras efetivas e dos professores efetivos que atuam na SEEDF em classes comuns inclusivas, nos anos iniciais, com estudantes autistas, buscando levantar os elementos que delimitam esse processo bem como as possibilidades. E os objetivos específicos foram: i) Conhecer e categorizar as produções realizadas em suas potencialidades e limitações para o fortalecimento do objeto de pesquisa. ii) Identificar as concepções de formação continuada docente na perspectiva da inclusão escolar com estudantes TEA’s; iii) Investigar como as professoras efetivas e os professores efetivos vivenciam a formação continuada no trabalho docente, em relação à perspectiva da inclusão escolar com estudantes autistas ofertadas pela rede pública de ensino do DF. Como sustentáculo epistemológico pautamos a partir dos estudos desenvolvidos pelos autores Vásquez (1968); Curado Silva (2014 a 2020); Mantoan (2015); Kassar (2011); Kassaki (2020); Mazotta (2010); Gaiato (2019); Silva, Gaiato e Reveles (2012) entre outros. Com base nas análises realizadas, a partir da participação e das falas das/ dos partícipes da pesquisa, pela análise categorial, os compêndios que revelaram três eixos dialéticos, a saber: i) ser professor (a) na perspectiva da inclusão escolar com estudantes TEA’s; ii) Marcas do trabalho docente inclusivo em atendimentos aos estudantes autistas: ensinar e aprender; iii) Formação continuada para o exercício da docência com estudantes autistas: possibilidades e desafios. As conclusões apontam que a formação continuada docente na perspectiva da inclusão escolar em atendimento as/ os autistas no âmbito educacional do DF que os profissionais buscam a formação continuada numa perspectiva individual, atendem os alunos, em alguns momentos, sem a formação específica, há uma formação ofertada pela EAPE, mas que precisa ser ampliada.

Externa à Instituição - IZABELLA MENDES SANT’ANA - UFSCAR
Externa ao Programa - 2504581 - FATIMA LUCILIA VIDAL RODRIGUES
Presidente - 1691630 - KATIA AUGUSTA CURADO PINHEIRO CORDEIRO DA SILVA
Interna - 1491659 - SHIRLEIDE PEREIRA DA SILVA CRUZ