Banca de QUALIFICAÇÃO: DEISE AVELINA FELIPE SARAIVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DEISE AVELINA FELIPE SARAIVA
DATA : 27/01/2023
LOCAL: Sala de Atos FE1

CENTRO DE VIVÊNCIAS LÚDICAS – OFICINAS PEDAGÓGICAS (CVLOP): AVANÇOS E CONTRADIÇÕES NA FORMAÇÃO CONTINUADA LÚDICA DE PROFESSORES.

Educação; Formação Continuada de Professores; Ludicidade

Este Projeto é vinculado à Linha de Pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação, tem como objeto de estudo a Formação Continuada Lúdica de Professores no contexto do Centro de Vivências Lúdicas – Oficinas Pedagógicas (CVLOP) da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). A questão central é: Quais perspectivas e concepções orientam a formação continuada ofertada pelo CVLOP da SEEDF? O objetivo geral é: analisar as perspectivas, as concepções e a base epistemológica do processo de formação continuada ofertado pelo CVLOP da SEEDF como possibilidade de formação continuada. E os específicos: i) realizar o estado do conhecimento, mapeando os trabalhos produzidos sobre a formação continuada lúdica no período de 2011 a 2021 em Periódicos Qualis A1, A2, B1 e B2, em teses e dissertações nos Banco de Dados da CAPES e do IBICT e ainda nas reuniões anuais da ANPED; ii) identificar as bases epistemológicas para a formação continuada presentes no contexto histórico de formação de professores e no CVLOP; iii) categorizar as concepções de Formação Continuada presentes no processo histórico de constituição do CVLOP, nos seus 36 anos de existência; iv) compreender as influências da formação continuada lúdica na efetivação (ou não) da práxis educativa no âmbito da escola; v) identificar os princípios norteadores para a formação continuada lúdica brasileira, especialmente a ofertada pelo CVLOP. Premissa de tese: A ludicidade é um princípio central para formação continuada de professores, fundamentada na composição da unidade indissociável ludicidade-vivência-trabalho docente para que esta se materialize na práxis cotidiana do professor e na sua escola. O Materialismo Histórico Dialético é o método adotado, segundo pressupostos de Curado Silva (2008), Marx (1991), Menezes (2022), entre outros. Nosso percurso metodológico: i) Estado do Conhecimento sobre Formação Continuada Lúdica de Professores; ii) pesquisa bibliográfica; iii) análise documental; iv) questionário a todos os professores formadores do CVLOP, aproximadamente 30 professores; v) questionário a 05 professores em formação de cada um dos 14 polos do CVLOP (70 professores); vi) entrevista semi estruturada com 01 professor formador de cada polo do CVLOP e com um professor articulador (NOP/GOET/EAPE), totalizando 15 professores.

Interna - 1516150 - CRISTINA MASSOT MADEIRA COELHO
Externa à Instituição - IVONE GARCIA BARBOSA - UFG
Presidente - 1691630 - KATIA AUGUSTA CURADO PINHEIRO CORDEIRO DA SILVA
Interna - 1491659 - SHIRLEIDE PEREIRA DA SILVA CRUZ