O Projeto ABCerrados como Potencialidade para Educação Ambiental na Região de Planaltina-DF
Educação Ambiental; ABCerrados; Alfabetização Ecológica; Complexidade; Cerrado.
O presente trabalho apresenta o projeto ABCerrados como uma perspectiva teóricometodológica em educação ambiental. O objetivo é verificar o percurso do projeto ao longo dos anos de implementação em escolas de Planaltina, Região Administrativa do Distrito Federal, para que, através da análise de suas potencialidades, seja possível fornecer uma base epistemológica para educadores que procurem uma alternativa à educação ambiental tradicional, comum nas escolas do país. O projeto ABCerrados utiliza de elementos naturais oriundos do próprio ambiente de inserção da comunidade escolar para trabalhar as letras, as palavras, os números, além de ter uma frente de atuação que visa desenvolver a corporeidade, a dimensão motora e a lateralidade dos pequenos estudantes. No método proposto pelo projeto, alguns dos aportes teóricos basilares são a alfabetização ecológica proposto por Capra (2006) e a pedagogia freireana (FREIRE, 1987), que levantam questões sobre a importância do trabalho na primeira infância, e como tornar o processo de aprendizagem mais significativo para as crianças