Banca de DEFESA: Edilene Mangabeira Xavier

DISCENTE : Edilene Mangabeira Xavier
DATA : 25/01/2023
LOCAL: FE - SALA DE ATOS

O uso de softwares educativos no apoio à aprendizagem da leitura de estudantes com deficiência intelectual em fase de alfabetização - estudo de caso.

Software Educativo; Deficiência Intelectual; Aprendizagem da Leitura; Alfabetização.

As tecnologias têm adentrado cada vez mais os ambientes escolares, uma vez que seu uso tem favorecido o desenvolvimento das aprendizagens por meio de vários recursos tecnológicos. Neste estudo, os softwares educativos por apresentar configurações dinâmicas, atrativas e intuitivas, foram considerados como recursos de apoio nas aprendizagens da leitura dos estudantes com deficiência intelectual. Dada a relevância e a visibilidade do uso dos recursos tecnológicos, este trabalho seguiu na direção de responder: O uso de softwares educativos pode contribuir nos processos de aprendizagem da leitura de estudantes com deficiência intelectual em fase de alfabetização? Diante de tal propósito, foi realizado um estudo de caso com observação participante, seguido de plano de aplicação e retroalimentação sob critérios da abordagem qualitativa. Os sujeitos participantes na pesquisa foram: um estudante com deficiência intelectual matriculado no Bloco Inicial de Alfabetização (BIA), que cursava o 3º ano do Ensino Fundamental; o responsável pelo estudante, o professor da turma e o professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE). A pesquisa foi realizada na Sala de Recursos Generalista de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal mediante o uso dos softwares educativos EduEdu e GraphoGame no apoio à aprendizagem da leitura. Os instrumentos utilizados foram: pesquisa documental, questionários, entrevistas semiestruturadas, diário de bordo, avaliação inicial e final. Os dados obtidos foram analisados na perspectiva de Bardin (2016), adaptação de Franco (2018). Os resultados apontaram que os softwares educativos favoreceram o processo de leitura do estudante.

Presidente - 042.386.801-20 - AMARALINA MIRANDA DE SOUZA - NÃO INFORMADO
Externa à Instituição - ANA DA COSTA POLONIA - UNIEURO
Externo ao Programa - 1123165 - ANTONIO VILLAR MARQUES DE SA
Externo à Instituição - JOAO AUGUSTO MATTAR NETO - PUC - SP