Banca de DEFESA: Helio Marco Pereira Lopes Junior

DISCENTE : Helio Marco Pereira Lopes Junior
DATA : 24/01/2023
LOCAL: Sala de Reunião 1 - FE-3

Um olhar sobre o uso da Tecnologia Assistiva como apoio a educação de surdos na formação profissional técnica em enfermagem no Distrito Federal.

Educação de Surdos; Educação Profissional de surdos; Tecnologia Assistiva.

A população surda no Brasil inserida no processo de escolarização tem aumentado nos últimos anos e com isso a Educação Básica na modalidade de Educação Profissional e Tecnológica tem proporcionado a profissionalização desses estudantes para o mundo do trabalho. Contudo, observa-se que a sua inserção profissional ainda se constitui como um desafio, no qual o docente, a escola e Estado têm papel fundamental, principalmente com a perspectiva trazida pela implementação e uso de Tecnologia Assistiva (TA) de apoio. Como objetivo buscou-se compreender o uso da TA como apoio a educação de surdos na educação profissional em enfermagem. A pesquisa, de abordagem qualitativa, constituiu-se como um Estudo de Caso com observação direta, roda de conversa, entrevista semiestruturada. Os dados foram coletados durante 4 meses e analisados na perspectiva da análise de conteúdo de Bardin (2016) com adaptação de Franco (2018) utilizando o software NVIVO. Os resultados apontaram que os docentes utilizam TA como apoio ao processo de ensinoaprendizagem com os estudantes surdos durante a formação profissional, favoreceram a participação inclusiva, e que o intérprete de Libras desempenha papel preponderante para a efetiva comunicação durante o processo de ensinoaprendizagem observado. Pode se afirmar que os recursos tecnológicos quando aplicados com a perspectiva do Desenho Universal, (SILVA, 2017) considerando o seu princípio fundamental de que é a diversidade que nos constitui como pessoas e que por ela somos diversos na forma de ser, transpassando a limitação individual do estudante, favorecendo um mundo mais acessível a todos.

Presidente - 042.386.801-20 - AMARALINA MIRANDA DE SOUZA - NÃO INFORMADO
Externo à Instituição - EDUARDO OLIVIO RAVAGNI NICOLINI
Externo à Instituição - LUIZ ANTONIO LIRA JUNIOR - UCB
Externo à Instituição - SUDERLAN SABINO LEANDRO - UFRB