Banca de DEFESA: Ana Claudia Rodrigues Nunes

DISCENTE : Ana Claudia Rodrigues Nunes
DATA : 23/01/2023
LOCAL: SALA DE ATOS - FE1

O uso das TICs na mediação pedagógica do professor em turma de alfabetização de Integração Inversa em escola pública no DF

TICs; Recursos tecnológicos; Mediação pedagógica; Alfabetização; Educação Inclusiva.

Este estudo trata do uso das Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) como apoio à mediação pedagógica do professor em sala de aula para todos os alunos em turma de alfabetização de Integração Inversa, que é formada por estudantes de classe comum e estudantes com necessidades educacionais especiais (NEE). Buscou-se discutir o uso das TICs pelo professor alfabetizador, como apoio em suas práticas pedagógicas para favorecer o processo ensinoaprendizagem em turmas de Integração Inversa. Desse modo, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso. A pesquisa ocorreu em uma escola da Rede Pública de Ensino do DF, em uma turma de Integração Inversa do 1º ano do ensino fundamental que integra o Bloco Inicial de Alfabetização (BIA), a partir de um mapeamento e da identificação para eleição, seguindo critérios para o perfil dos sujeitos e contextos que atendessem aos objetivos da pesquisa e melhor entendimento do objeto de estudo. Análise documental, observação direta, diário de bordo, questionário, entrevista semiestruturada e roda de conversa foram os instrumentos e estratégias utilizados para a coleta de dados. A análise e discussão dos resultados foi feita com base na Análise de Conteúdo de Bardin (2015) e na adaptação de Franco (2018). Com os resultados, foi possível identificar possibilidades, desafios e refletir acerca dos benefícios do uso das TICs em um ensino pensado para todos os alunos, considerando a diversidade presente em sala de aula numa turma de Integração Inversa.

Presidente - 042.386.801-20 - AMARALINA MIRANDA DE SOUZA - NÃO INFORMADO
Externa ao Programa - 2435148 - PAULA MARIA COBUCCI RIBEIRO DIAS
Externa à Instituição - ANA DA COSTA POLONIA - UNIEURO
Externa à Instituição - DARCY RAICA SCHUSSEL - PUC - SP