A construção do conhecimento sobre o território: espacialidades dos jovens formosenses em seu cotidiano
Juventude; Cotidiano; Cidade; Território; Espacialidades
Esta pesquisa busca pensar os jovens como sujeitos sociais que participam da produção do espaço geográfico, por isso objetiva investigar como alunos do ensino fundamental II das escolas urbanas municipais da cidade de Formosa-GO tem construído a partir das distintas práticas cotidianas suas espacialidades. Para tanto, busca alcançar os seguintes objetivos: compreender as espacialidades dos sujeitos jovens de Formosa-GO; investigar se (e como) as instruções geográficas tem considerado e acolhido as territorialidades desses estudantes na cidade de Formosa-GO; construir a geohistória de Formosa-GO a partir do cotejamento entre história oficial e a história oral; fornecer ao município de Formosa elementos para pensar políticas públicas que considerem os jovens e suas espacialidades; identificar espacialidades dos jovens formosenses e produzir para esse processo de identificação uma cartografia social engajada. Se utilizando da abordagem qualitativa de pesquisa, já realizou, até o momento, o estado do conhecimento em três bancos de teses – Banco de teses da Capes, BDTD –Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT e Edubase, tendo como lapso temporal o período de 2011 a 2022, além de dois capítulos preliminares cuja discussão teórica tem sido articulada a partir de Vigotski (2018), Massey (2015), Santos (1996, 2000), Harvey (2001), Lefebvre (2001), Gehl (2015), Pais (2003), Pimenta(2007) entre outros. A compreensão até o momento é que o cotidiano é uma das possibilidades de inserção das juventudes em seus espaços/tempos.