Banca de DEFESA: Jose Soares da Silva Junior

DISCENTE : Jose Soares da Silva Junior
DATA : 27/02/2023
LOCAL: Sala de Atos FE1

PEDAGOGOS  QUE TRABALHAM EM ESPAÇO NÃO - ESCOLAR EM ÓRGÃOS PÚBLICOS NO DISTRITO FEDERAL - O TRABALHO PEDAGÓGICO

Pedagogia. Trabalho Pedagógico. Espaço não escolar

Este estudo teve como objetivo geral compreender a atuação dos pedagogos que atuam em espaço não escolar em instituições públicas no Distrito Federal, enfocando sobre o trabalho pedagógico, conhecimentos que lhes são necessários e as vivências em práticas educativas nesses espaços e, como objetivos específicos, realizar o mapeando dos trabalhos produzidos sobre a pedagogia não escolar no período de 2010 a 2020; conceituar espaços não escolares e a atuação do pedagogo nesses espaços; identificar em editais de concursos públicos para pedagogo quais as atividades e os conhecimentos exigidos; mapear as instituições públicas que selecionam pedagogos para atuação em espaços não escolares observando conhecimentos em instituições públicas no Distrito Federal. Para tanto, partimos da seguinte pergunta: quais são as características e demandas do trabalho do pedagogo em espaço não escolar? Nesse estudo, a metodologia utilizada foi a pesquisa documental e entrevista com pedagogo que atua em espaços não escolares, em órgãos públicos no Distrito Federal. A escolha por essas instituições (públicas) se justifica pela transparência na seleção e contratação por meio de concurso público, o que possibilitou o acesso aos critérios de seleção, divulgados publicamente em editais - tais como forma de ingresso, a formação e os conhecimentos exigidos nos certames. Para análise dos dados, realizamos pesquisa documental nos sites oficiais das instituições e nos editais dos concursos. No segundo momento, entrevistamos pedagogos e, por fim, analisamos a temática do trabalho pedagógico nos espaços pesquisados. Concluímos que o pedagogo no espaço não escolar tem uma relação direta com o desenvolvimento do trabalho pedagógico, pois está relacionada às atividades que envolvem trabalho em equipe, estratégias, planejamento formação pessoal e profissional, orientação, coordenação, sendo que o objetivo principal desses atos visa o processo ensino-aprendizagem a partir e com o trabalho.

Presidente - 1691630 - KATIA AUGUSTA CURADO PINHEIRO CORDEIRO DA SILVA
Interna - 40921 - LIVIA FREITAS FONSECA BORGES
Interna - 1491659 - SHIRLEIDE PEREIRA DA SILVA CRUZ
Externa à Instituição - SUZANE DA ROCHA VIEIRA GONÇALVES - FURG