Banca de DEFESA: Luciane Alves Rodrigues de Sousa

DISCENTE : Luciane Alves Rodrigues de Sousa
DATA : 07/02/2023
LOCAL: Faculdade de Educação - FE/UnB, Sala de Reunião 1

Alfabetização Matemática e a Criança Cega: Uma Análise das Potencialidades do Material Pedagógico Adaptado

Alfabetização; Educação Especial; Educação Matemática Inclusiva; Recursos pedagógicos; Estudantes cegos.

Esta pesquisa trouxe uma discussão sobre as potencialidades do material pedagógico adaptado para as crianças cegas na fase de alfabetização Matemática. O trabalho desenvolvido com estudantes com NEE, destacando a deficiência visual, não pode se eximir do uso dos materiais pedagógicos adaptados como forte aliado na compreensão dos conteúdos ensinados em sala de aula, sobretudo quando falamos do ensino da Matemática. Diante disso, a pesquisa buscou responder à seguinte inquietação:  Quais as potencialidades do material pedagógico adaptado utilizado pelas crianças cegas na alfabetização Matemática? Buscando responder à essa questão, delimitamos de maneira ampla, analisar as potencialidades do material pedagógico adaptado na alfabetização Matemática de crianças cegas atendidas em sala de recursos de Deficiência Visual e de maneira mais restrita, caracterizar os percursos históricos da Educação Especial e da deficiência visual no Brasil e no mundo; identificar os recursos didáticos como ferramentas teórico-metodológicas do processo de ensino-aprendizagem, mapeando as habilidades táteis e auditivas necessárias para a alfabetização Matemática no Sistema Braille e caracterizar Educação Matemática Inclusiva e Alfabetização Matemática na perspectiva da deficiência visual. O contexto da pesquisa foi inserido na sala de recursos de deficiência visual, localizada em uma Região Administrativa do Distrito Federal (DF). Os sujeitos da pesquisa foram dois estudantes cegos atendidos pela Sala de Recursos bem como a professora que atende esses estudantes no atendimento complementar. A Dissertação foi estruturada no formato Multipaper e trouxe pela sua característica três artigos com diferentes métodos de pesquisa, foram eles: a pesquisa documental e bibliográfica, o Estudo de Caso e a pesquisa participante. Cada artigo teve sua própria característica, com objetivos, métodos de pesquisa, resultados, discussões e conclusões, de maneira independente dos demais artigos. Partimos das discussões teóricas sobre Ensino Especial e a Deficiência Visual, avançando para a importância que os materiais pedagógicos adaptados têm para as crianças cegas; abordamos a construção, a utilização e os objetivos desses materiais pedagógicos adaptados, envolvendo as habilidades táteis e auditivas, a alfabetização na língua materna e a alfabetização Matemática no Sistema Braille. Concluímos, analisando os materiais adaptados para trabalhar especificamente os primeiros conceitos matemáticos. Os resultados indicaram que houve um avanço na legislação que garante o atendimento aos estudantes com Necessidades Educativas Específicas, incluindo os estudantes com deficiência visual; que o uso dos materiais pedagógicos adaptados desperta o interesse e a motivação da criança cega durante as aulas e que a formação de conceitos está diretamente ligada ao uso dos materiais pedagógicos adaptados durante as aulas de Matemática, tornando possível a abstração de conceitos. A pesquisa contribuiu com o processo de alfabetização Matemática de crianças cegas, elaborando e experimentando materiais significativos que favoreceram a apropriação dos conceitos matemáticos nas primeiras séries de escolarização.

Presidente - 1077549 - GERALDO EUSTAQUIO MOREIRA
Interna - 3120022 - ETIENNE BALDEZ LOUZADA BARBOSA
Interna - 2991334 - LYGIANNE BATISTA VIEIRA
Externa à Instituição - EDVONETE SOUZA DE ALENCAR - UFGD