Banca de DEFESA: Ricardo Lima Praciano de Sousa

DISCENTE : Ricardo Lima Praciano de Sousa
DATA : 15/02/2023
LOCAL: Sala de reunião 01 FE3

A Inteligência Artificial e a Educação : uma investigação sobre como docentes percebem a IA e suas potenciais consequências educativas.

inteligência artificial; percepção; formação de professores; educação pública.

Inteligência Artificial representa um conjunto de tecnologias de natureza digital em expressiva expansão em diversos segmentos sociais e econômicos. Caracterizada por elevada quantidade de dados, processamento robusto e algoritmos que trabalham em processos estatísticos de identificação e aprendizado de padrões, predição e apoio a tomada de decisão. É predominante nas operações de grandes empresas de tecnologia, que oferecem serviços nos dispositivos eletrônicos de grande parcela das pessoas. Já existem aplicações de IA no campo educacional com perspectiva de expansão na oferta de soluções. O uso não refletido de tecnologias pode representar consequências inesperadas para sociedade se processos de conduta ética não estiverem associados. Os docentes representam um segmento social importante em razão de seu ofício de formação junto aos estudantes e sociedade. Esta pesquisa, no formato de estudo de caso, investigou como docentes de uma rede pública percebem a IA e suas potenciais consequências no campo educacional. Identificaram-se questões sobre as oportunidades e preocupações docentes sobre o tema. O levantamento de dados se valeu de questionários e entrevistas com docentes, participantes de formação continuada na rede pública do DF. A análise temática foi usada para exame dos dados. Concluiu-se que há uma boa noção sobre a IA, contudo, há carência de formação sobre o assunto e falta debate sobre temas que promovam a construção de uma cidadania digital, a análise do uso de tecnologias de forma crítica, responsável e sobretudo com inclusão, equilíbrio e princípios éticos. Recomenda-se a adoção de estratégias como aprendizagem colaborativa online e recursos educacionais abertos.

Externa à Instituição - ANDRÉIA INAMORATO DOS SANTOS - UNIBARCELONA
Interna - 042.386.801-20 - AMARALINA MIRANDA DE SOUZA - UnB
Interno - 3056419 - FRANCISCO THIAGO SILVA
Presidente - 2504374 - LUCIO FRANCA TELES