Banca de DEFESA: Flávia Ramos Cândido

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Flávia Ramos Cândido
DATA : 28/02/2023
LOCAL: virtual

Inclusão escolar de estudantes com deficiência visual do Distrito Federal: interface família e escola.

Ensino Médio; Educação das pessoas com deficiência; Família e Escola. Pesquisa Qualitativa; Método Documentário

A presente tese de doutorado está vinculada à linha de pesquisa Estudos Comparados em Educação (Ecoe), do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), da Faculdade de Educação (FE), da Universidade de Brasília (UnB), e foi desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa Gerações e Juventude (GERAJU). Objetivou compreender a inclusão escolar e as mediações familiares nas trajetórias de estudantes com deficiência visual matriculados no ensino médio público do Distrito Federal (DF), buscandose conceber as formas que as instituições escolares e as famílias se estruturaram para que os estudantes alcançassem a última etapa da educação básica nacional. Apoiada na abordagem qualitativa reconstrutiva, teve como foco a análise de grupos de discussão realizados em formato virtual em função do contexto da pandemia de Covid-19, e que foram interpretados pelo Método Documentário. Os resultados apontam que o apoio e acompanhamento familiar foram determinantes para o ingresso e permanência dos estudantes nos percursos escolares; vivências de barreiras estruturais e atitudinais nas escolas ratificando que a acessibilidade é elemento crucial para o direito à educação do estudante com deficiência; necessidade de fortalecer o Atendimento Educacional Especializado; o isolamento social demandado pela pandemia forçou a utilização de recursos de tecnologia e que tais artefatos e a internet possibilitaram aos estudantes expectativas em termos de estudo, lazer e inclusão; é preciso um esforço coletivo para combater e opor-se às práticas segregacionistas e capacitistas, garantindo-se acessibilidade, equidade e condições dignas de vivência aos estudantes com deficiência.

Interna - 1053965 - BENEDETTA BISOL
Interna - 1516150 - CRISTINA MASSOT MADEIRA COELHO
Externa à Instituição - MÁRCIA DENISE PLESTCH - UFRRJ
Presidente - 2673303 - SINARA POLLOM ZARDO