Banca de QUALIFICAÇÃO: Klever Corrente Silva

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Klever Corrente Silva
DATA : 17/02/2023
LOCAL: Sala de Atos FE1

PROJETO DE VIDA E EDUCAÇÃO: uma discussão curricular crítica para a formação integral do estudante

Projeto de Vida. Currículo. Educação. Teoria Crítica. Ensino Médio

O objeto de estudo dessa pesquisa é a inclusão curricular da estratégia pedagógica Projeto de Vida na Educação Básica, tendo como foco o Ensino Médio. Esta investigação valoriza o campo pedagógico e curricular como território adequado para orientar, dar autonomia e desenvolver integralmente os estudantes suscitando-lhes discussões sobre projetos de vida. À luz da abordagem crítico-dialética, este estudo visa analisar, a perspectiva curricular crítica, de que forma a estratégia pedagógica Projeto de Vida, no Ensino Médio da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal - DF, responde às demandas sociais e profissionais e conduz os estudantes à construção e reflexão pessoal acerca dos seus projetos de vida. O contexto escolhido para o desenvolvimento desta investigação é o DF, por ser uma das Unidades da Federação cuja Secretaria de Estado de Educação assume os seus pressupostos teóricos curriculares como estando assentado na perspectiva crítica. A metodologia empregada para atingir o objetivo proposto será pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo, a partir das quais será possível inventariar a produção acadêmica e científica brasileira sobre Projeto de Vida na Educação, enquanto estratégia pedagógica; interrelacionar os conceitos de Currículo e Projeto de Vida, bem como os seus fundamentos para o desenvolvimento do enfoque pedagógico da temática; e apresentar o movimento histórico das orientações curriculares acerca do Projeto de Vida e as suas implicações, no contexto da SEEDF, contrastando-se o currículo prescrito e o currículo real, a partir da narrativa de professores e de estudantes do Ensino Médio da Rede Pública de Ensino do DF.

Interno - 3056419 - FRANCISCO THIAGO SILVA
Presidente - 2000468 - LILIANE CAMPOS MACHADO
Externa à Instituição - MIRIAM FÁBIA ALVES - UFG
Externa à Instituição - VERUSKA RIBEIRO MACHADO - IFB