Banca de DEFESA: Marcos Felipe Ferreira

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Marcos Felipe Ferreira
DATA : 22/03/2023
LOCAL: Sala de Atos FE1

Efeitos da Pandemia na mediação pedagógica sob o ponto de vista do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE): o caso da Licenciatura em Pedagogia a distância.

Pandemia; ensino superior a distância; mediação pedagógica; sistemas de avaliação; ENADE

Os reflexos da pandemia da Covid 19 são, a partir do início de 2020, devastadores para as sociedades mundiais e serão sentidos ainda por muito tempo. Este fenômeno já está escrito na história como um dos que mais produziu óbitos, indistintamente, em todas as populações de todos os continentes. Ademais, afetou gravemente a economia mundial, deixou uma incontável quantidade de famílias dizimadas e de pessoas sequeladas física e psicologicamente. Desde o início da crise sanitária e enquanto não havia vacinas nem medicamentos, o poder público impôs o isolamento social. Atividades profissionais, comercias e educacionais foram interrompidas compulsoriamente na sua forma presencial. Funcionaram apenas serviços de emergência. Tal situação atingiu gravemente os sistemas de ensino em todo o mundo, semeando e produzindo déficits educacionais incalculáveis. Mesmo com todos os esforços para mitigar a falta de aulas presenciais, os que mais sofreram foram os sistemas que já se submetiam historicamente a diversos desafios, como o do Brasil. A pesquisa em questão mostra, por intermédio de dados oficiais sobre avaliação, algumas das consequências produzidas pelo afastamento compulsório dos estudantes do ambiente escolar no momento da pandemia sob o ponto de vista da mediação pedagógica na educação superior. Trata-se de um recorte temporal tendo como objeto de estudo o curso de Licenciatura em Pedagogia, com ênfase na modalidade a distância. Espera-se que os resultados encontrados neste trabalho possam contribuir para que os sistemas de ensino tenham a possibilidade de rever e aperfeiçoar políticas de redução de danos de aprendizagem deixados por este terrível momento histórico. É implícita neste trabalho a grande importância da atuação permanente das políticas de avaliação educacional, como o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) que não são absolutos para dar cabo aos desafios educacionais, mas representam um dos balizadores que corroboram para a educação de qualidade.

Interna - 1151554 - ANDREA CRISTINA VERSUTI
Presidente - 2211642 - GILBERTO LACERDA DOS SANTOS
Externo à Instituição - JORGE CASSIO COSTA NOBRIGA - UFSC
Interno - 2504374 - LUCIO FRANCA TELES