Banca de DEFESA: JACKELINE NERES BELLUCCI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JACKELINE NERES BELLUCCI
DATA : 23/03/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de Atos FE1
TÍTULO:

Estratégias Educativas Baseadas na Exploração de Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão Orientadas para Alunos Diagnosticados ou com Indicativos de Transtornos de Aprendizagem: A Perspectiva do Docente.


PALAVRAS-CHAVES:

Estratégias Educativas; Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão; Transtornos de Aprendizagem; Perspectiva Docente; e Interativismo Colaborativo


PÁGINAS: 211
RESUMO:

As Tecnologias Digitais de Informação, Comunicação e Expressão (TICE), utilizadas como mediadoras do processo de ensino/aprendizagem, exibem potencial para promover importantes contribuições no que se refere ao planejamento e mediação pedagógica, em especial, para alunos com Transtornos de Aprendizagem (TA), principalmente, os transtornos da leitura, da expressão escrita e da matemática. Contudo, os principais estudos associados as TICE e aos TA disponíveis na literatura têm como foco o aluno, e não o agente multiplicador e replicador da estratégia, que é o professor. Consequentemente, o potencial que a contribuição docente pode trazer para a estratégia educativa não tem sido plenamente colocada em evidência. Diante deste contexto, o objetivo central desta tese foi identificar como a perspectiva do professor, que reflete suas necessidades, experiências, condições de contorno e expectativas, pode contribuir para o aumento da eficácia da prática e operacionalização de sua intervenção docente, mediadas por TICE, destinada ao trabalho pedagógico com indivíduos diagnosticados ou com indicativos de TA. A abordagem metodológica, de natureza mista (quantitativa e qualitativa), focou principalmente no desenvolvimento de um quadro teórico-geral baseado na análise de 16 estratégias fundamentadas em TICE e na pesquisa exploratória junto a uma amostra de 60 docentes para a identificação de suas principais necessidades neste contexto. Como principais resultados, destacam-se (i) a elaboração de um compêndio com 16 estratégias educacionais, baseadas em TICE, para o ensino de alunos diagnosticados ou com indícios de TA, em especial a dislexia (06 estratégias), a disortografia ou disgrafia (05 estratégias) e a discalculia (05 estratégias); (ii) a identificação de que quase 70% dos docentes ouvidos nunca ou quase nunca foram convidados a contribuir com a construção de metodologias ou estratégias baseadas em TICE, assim como mais de 40% dos docente ouvidos entendem que poderiam contribuir com diversas dimensões desta construção; e (iii) devido a multidimensionalidade e a complexidade do contexto educacional, a teoria do Interativismo Colaborativo foi identificada como a principal candidata, até o presente momento, para tentar propor e entender os mecanismos que conectam o ambiente escolar, as relações educacionais utilizando TICE e as variáveis adicionais trazidas pelos alunos com TA. Os resultados apontam para a confirmação e ampliação do conhecimento sobre como a perspectiva docente pode potencializar e contribuir para as estratégias educacionais mediadas por TICE, para facilitar a intervenção pedagógica junto a alunos diagnosticados ou com indicativos de TA. Apontam também para a confirmação da subutilização da experiência e conhecimento docente na construção das estratégias didáticas baseadas em TICE e para a teoria do Interativismo Colaborativo como principal teoria, até o momento, capaz de descrever e explicar as relações entre as diversas variáveis envolvidas nas atividades educacionais estudados neste trabalho.  


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - NOELI BATISTA DOS SANTOS - UFG
Interno - 1651994 - CARLOS ALBERTO LOPES DE SOUSA
Presidente - 2211642 - GILBERTO LACERDA DOS SANTOS
Interno - 2504374 - LUCIO FRANCA TELES
Externo à Instituição - MAURO CAVALCANTE PEQUENO - UFC
Notícia cadastrada em: 17/02/2023 10:15
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app43_Prod.sigaa37