USO DOS RESULTADOS DO ENADE NOS CURSOS DE LICENCIATURA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS
Educação superior. Enade. Licenciaturas. Uso dos resultados. IFG
A tese investiga o uso dos resultados do Enade, dos ciclos avaliativos de 2014, 2017 e 2020, pela gestão acadêmica dos cursos de licenciatura do IFG. Para tanto, apoiou-se na abordagem qualitativa em uma pesquisa do tipo exploratória, valendo-se da análise documental e de entrevistas semiestruturadas com os seguintes participantes: a reitora, a pró-reitora de ensino, o representante da Procuradoria Educacional Institucional (PEI), a representante da chefia de departamento de áreas acadêmicas, os coordenadores dos cursos História, Matemática, Música e Química e um membro de cada Núcleo Docente Estruturante (NDE) desses curso. A partir do materialismo histórico-dialético como método, foi possível revelar que ainda não há ações sistemáticas adotadas pela gestão acadêmica dos cursos de formação de professores do IFG, em decorrência dos resultados do Enade. Observou-se uma negação da comunidade acadêmica em relação aos resultados do exame como ferramenta para ações de planejamento e de gestão. Concluiu-se, também, que os participantes da pesquisa têm pouco conhecimento a respeito dos instrumentos que compõe o exame, que podem revelar a realidade do curso e no saneamento de problemas e promover o aperfeiçoamento dos processos.