Banca de QUALIFICAÇÃO: Danyela Martins Medeiros

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Danyela Martins Medeiros
DATA : 29/03/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Atos FE1
TÍTULO:

OS PROCESSOS DE (DES) PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: A PRESENÇA DOS APARELHOS PRIVADOS DE HEGEMONIA NA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.


PALAVRAS-CHAVES:

Profissionalização docente; Privatização; Educação Básica; Aparelhos Privados de Hegemonia.


PÁGINAS: 145
RESUMO:

Esta pesquisa faz parte da Linha Profissão Docente, Currículo e Avaliação (PDCA),do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade de Brasília e tem como objetivo principal compreender o processo de profissionalização dos professores da Educação Básica pautado nos fundamentos e mecanismos de privatização dos Aparelhos Privados de Hegemonia, identificando e caracterizando sua atuação nas redes estaduais de ensino brasileiras, no período de 2010 a 2020. Os movimentos de privatização na educação pública têm avançado intensamente nos últimos anos, chegando à educação básica, com grandes impactos, inclusive na trajetória profissional docente. Partindo do referencial e das categorias gramscianas, reconhecemos a grande relevância da educação para os Aparelhos Privados de Hegemonia (APHs) burgueses e também um movimento de entrada desses APHs como representantes da sociedade civil que, com o intuito e justificativa de melhorar a qualidade de ensino público, com eficiência gerencialista e discursos privatistas, estabelecem uma relação público-privada com as redes de ensino públicas. Nessa relação, são conformados e adaptados princípios empresariais visando o gerenciamento das redes de ensino, a ofertas de matrículas para suprir as carências. da rede pública, a indução dos currículos escolares, alcançando também a atividade profissional docente. A pesquisa será de cunho qualitativo na qual utilizaremos a análise documental sob a perspectiva do materialismo histórico e dialético para a compreensão da realidade. O percurso se dará inicialmente pela revisão de literatura que nos indicará os caminhos já percorridos em pesquisas anteriores sobre nosso objeto. Em seguida, faremos a contextualização do momento histórico com as principais políticas de profissionalização docente imbricadas nas relações de privatização no ensino, demonstrando ora um movimento de profissionalização, ora um movimento de desprofissionalização. Por fim, trazemos a análise do movimento privatista de bases neoliberais que têm se constituído nos últimos anos, como principal definidor e orientador das políticas educacionais no nosso país.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ELIANA DA SILVA FELIPE - UFPA
Externa ao Programa - 2421376 - ANA SHEILA FERNANDES COSTA
Interna - 1691630 - KATIA AUGUSTA CURADO PINHEIRO CORDEIRO DA SILVA
Presidente - 1491659 - SHIRLEIDE PEREIRA DA SILVA CRUZ
Notícia cadastrada em: 10/03/2023 09:34
SIGAA | Secretaria de Tecnologia da Informação - STI - (61) 3107-0102 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app39_Prod.sigaa33