Banca de QUALIFICAÇÃO: Weberson Campos Ferreira

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Weberson Campos Ferreira
DATA : 20/04/2023
LOCAL: Sala de Atos FE1

IDENTIFICAÇÃO DE ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM MATEMÁTICA: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE INVESTIGAÇÃO

Altas habilidades/superdotação; Matemática; Instrumento; Investigação; Professor.

Nesta investigação temos como objetivo geral desenvolver instrumento de investigação para auxiliar professores e professoras no processo de identificação de estudantes com comportamento de altas habilidades/superdotação em matemática. Por tratar-se de estudo sobre a superdotação matemática, área eminentemente interdisciplinar, compreendemos que para o desenvolvimento desta proposta de pesquisa será necessário buscar aporte teórico nas literaturas das áreas da Psicologia, da Educação e da Educação Matemática. O estudo está sendo desenvolvido em uma abordagem multimetodológica cuja apresentação textual adotada é o formato multipaper. A proposta inicial prevê a elaboração de seis artigos nomeadamente artigos I, II, III, IV, V e VI. Os artigos I e II serão estudos de revisão bibliográfica enquanto o artigo III consistirá de pesquisa documental. O artigo IV, por seu turno, será um estudo de revisão sistemática da literatura completando assim a Parte I – Investigação teórica. Por fim, a Parte II – Investigação empírica, será composta pelo artigo V que versará sobre as percepções de professores que ensinam matemática em relação à superdotação matemática, portanto, uma pesquisa de levantamento (survey) e pelo artigo VI que será elaborado por meio de estudo do tipo ex-post-facto em que será apresentado o processo de construção e validação da Escala de Investigação da Superdotação Matemática (EISMAT). Justifica-se a importância dessa proposta de pesquisa devido à complexidade envolvida no processo de identificação de estudantes com indícios de altas habilidades/superdotação e a escassez de instrumentos de investigação na área da Educação Matemática com essa finalidade. Espera-se com essa pesquisa contribuir para o processo de identificação de estudantes superdotados matematicamente habilidosos.

Externo à Instituição - FABIO ALEXANDRE BORGES - UNESPAR
Presidente - 1077549 - GERALDO EUSTAQUIO MOREIRA
Externa à Instituição - Joeanne Neves Fraz - IFG
Externa ao Programa - 2991334 - LYGIANNE BATISTA VIEIRA