Banca de QUALIFICAÇÃO: Ellen Michelle Barbosa de Moura

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Ellen Michelle Barbosa de Moura
DATA : 24/04/2023
LOCAL: Sala de Atos FE1

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA: AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO DISTRITO FEDERAL

Anos Iniciais; Educação Matemática Inclusiva; Educação Especial; Práticas Pedagógicas

A Educação Matemática Inclusiva é importante na busca por garantia de aprendizagem Matemática para todas as pessoas. Assim, o objetivo geral deste estudo é analisar as práticas pedagógicas, em Matemática, dos(as) professores(as) das classes comuns inclusivas que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental do Distrito Federal, na perspectiva da Educação Matemática Inclusiva, com estudantes público-alvo da Educação Especial. Para o alcance dos objetivos, a investigação se caracteriza como descritiva e exploratória, tem como procedimentos a revisão sistemática, a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa de campo do tipo etnográfica. Para a análise e interpretação dos dados o estudo terá a análise: documental, descritiva e por triangulação. Os sujeitos de pesquisa são professores(as) da Educação Básica que atuam nos anos iniciais. O formato da tese é o multipaper, por isso os objetivos específicos configurar-se-ão por meio de papers que objetivam, em conjunto e de modo articulado, responder ao objetivo geral por meio da abordagem qualitativa. Preliminarmente, infere-se que a revisão sistemática mostra um cenário de poucas pesquisas que abordem a prática pedagógica do docente com ênfase na Educação Matemática Inclusiva com pessoas com deficiência e TEA. E, que: a trajetória da Educação Especial é marcada por paradigmas que coexistem no cotidiano escolar; a Educação Inclusiva é um constructo social em andamento, ambas marcam as práticas pedagógicas na área da Matemática, o desenrolar histórico da Matemática para a Educação Matemática até a Educação Matemática Inclusiva é uma construção pautada na busca pelo direito de todos em aprender Matemática.

Externa à Instituição - EDVONETE SOUZA DE ALENCAR - UFGD
Presidente - 1077549 - GERALDO EUSTAQUIO MOREIRA
Externa à Instituição - Helma Salla - SEEDF
Externa ao Programa - 2991334 - LYGIANNE BATISTA VIEIRA