Banca de QUALIFICAÇÃO: Cristina de Jesus Teixeira

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Cristina de Jesus Teixeira
DATA : 27/04/2023
LOCAL: Sala Papirus FE1

PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Proposição de problemas; Metodologia de ensinoaprendizagem; Aprendizagem significativa; Desenvolvimento cognitivo; Dimensão do processo cognitivo e do conhecimento.

Esta pesquisa teve como objetivo propor uma maneira de utilizar o problema como indutor do/no processo de aprendizagem da matemática de forma a favorecer o desenvolvimento cognitivo e a aprendizagem significativa dessa disciplina nas aulas do 6°/7° anos do ensino fundamental. A fundamentação teóricometodológica teve amparo em elementos das: teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, teoria dos campos conceituais de Vergnaud e taxonomia revisada de Bloom de Anderson et al. Foram utilizados como suporte bibliográfico, estudos sobre uso de problemas, a maioria brasileiros (Onuchic, Andrade, Onuchic e Allevato) e um da literatura internacional (Jinfa Cai). A metodologia utilizada de abordagem qualitativa, caracterizada como exploratória, demandou diferentes procedimentos e instrumentos. O cenário da pesquisa de campo constitui-se de uma escola pública do Distrito Federal e a amostra de, aproximadamente, 70 estudantes do 6°/7° anos. A formatação metodológica desta tese diverge da tradicional, visto que a pesquisa está estruturada em três etapas. Na primeira etapa estão os estudos teóricos, que darão suporte para a proposta de intervenção, subdivididos em cinco. Na segunda, os estudos provenientes da intervenção da pesquisa de campo, subdivididos em três. Na terceira etapa, um estudo de fechamento constituído a partir dos resultados das intervenções da segunda etapa, com respaldo nos estudos teóricos da primeira etapa. Esse arranjo foi possível devido ao formato metodológico adotado, o multipaper. Para proceder à intervenção da pesquisa de campo, que constitui o foco de investigação, foram desenvolvidos os cinco estudos teóricos da primeira etapa, cujos resultados e considerações foram apresentados nos respectivos capítulos.

Presidente - 1077549 - GERALDO EUSTAQUIO MOREIRA
Externa ao Programa - 2991334 - LYGIANNE BATISTA VIEIRA
Externa à Instituição - ADRIANA FÁTIMA DE SOUZA MIOLA - UFGD
Externa à Instituição - CÁTIA MARIA MACHADO DA COSTA PEREIRA - INEP