Banca de QUALIFICAÇÃO: Maria Alessandra Lima Moulin

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Maria Alessandra Lima Moulin
DATA : 04/04/2023
LOCAL: Sala de Atos FE1

(Re)configurações curriculares para a oferta de itinerários formativos no novo ensino médio em redes de ensino públicas das regiões norte, nordeste e centro-oeste do Brasil

Base Nacional Comum Curricular; Reconfiguração Curricular; Ensino Médio; Educação Pública; Itinerários Formativos

Este projeto estrutura-se pela questão central: Como são contemplados os Itinerários Formativos (IF) em propostas curriculares para o Ensino Médio (EM) das redes de ensino públicas do Acre (AC), Ceará (CE) e do Distrito Federal (DF)? E, pelo objetivo geral: analisar as propostas para os IF do Novo Ensino Médio (NEM) contemplados nas propostas curriculares das redes do AC, CE e DF. Os objetivos específicos são: a) analisar as prescrições curriculares propostas pelas secretarias de educação dos estados para IF no NEM; b) compreender como secretarias orientam, acompanham e avaliam a oferta de IF pelas escolas públicas; c) identificar os critérios utilizados pelas redes para a escolha dos IF e suas repercussões na reestruturação curricular (currículo modelado) pelo professor; d) discutir os sentidos e significados constituídos pelos sujeitos (gestores) acerca dos IF e seus desdobramentos na organização do trabalho escolar, e) compreender à luz das especificidades regionais, culturais, sociais, econômicas e educacionais, como os IF são ofertados. Em termos teórico-metodológicos, a pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso múltiplo e exploratório (YIN, 2015), assume a perspectiva crítico-dialética com base em pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético (NETTO, 2011). Utilizar-se-á: análise documental, questionário e entrevista qualitativa com gestores das respectivas Secretarias. A leitura e organização dos dados se respaldará no procedimento de Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2006). O recorte temporal para análise será de 2021 a 2022. Pretende-se uma articulação entre o plano micro (visão dos sujeitos envolvidos) e o plano macro (a política que fundamenta o currículo, sua construção e sua execução).

Externa à Instituição - ANTONIA ROZIMAR MACHADO E ROCHA - UFC
Presidente - 2279837 - EDILEUZA FERNANDES DA SILVA
Interno - 3056419 - FRANCISCO THIAGO SILVA
Externa à Instituição - LENILDA RÊGO ALBUQUERQUE DE FARIA - UFAC