Banca de QUALIFICAÇÃO: Neusa Sousa Rêgo Ferreira

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Neusa Sousa Rêgo Ferreira
DATA : 03/05/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Atos FE1
TÍTULO:

Militarização Da Educação Básica Pública (2019 2023)


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Básica Pública, Escola civico-militar; Direito à educação Gestão da Educação


PÁGINAS: 148
RESUMO:

Elege-se como objeto de investigação, a politica de militarização da educação básica pública brasileira no período entre 2019 a 2023. Para tanto, parte do problema: Tendo em vIsta o alto custo dos colégios administrados pelas policias militares, a PEC 55/2016 (PEC do Teto de Gastos) e a exclusão dos estudantes mais pobres desse modelo de ensino, em que se sustenta a militarização das escolas de educação bás1ca no Brasil? Estabelece-se como objetivo principal: Identificar e analisar os dispositivos institucionais implantados pela politica de militarização da escolas públicas e sua interrelação com os mecanismos de gestão, organização e a garantia do direito à educação básica pública no estado de Goiás e no entormo de Brasilia entre 2019 e 2023. E como objetivos especificos: 1) Discutir os fundamentos teóricos e epistemológicos do processo de militarização das escolas públicas; 2) Analisar a gênese,o movimento de expansão, os dispositivos jurídicos e as determinações filosóficas imbricadas nessa politica pública, 3) Examinar as diretrizes propostas pelo PECIM quanto à gestão administrativa, didático-pedagógica, financeira e tecnológica, 4) Caracterizar o contexto, os interlocutores, os sujeitos das escolas militarizados e 5) Analisar e problematizar os pressupostos que sustentam a politica de militarização no periodo de 2019 a 2023 Parte-se das premissas do Método Histórico-dialético, segundo as quais o objeto deve ser compreendido dentro da totalidade (fatores sociais, econômicos, políticos e materiais). Elege-se como categorias de problematização: Gestão, Dominação, Expropriação e Desconfiguração. Adota-se como metodologia, uma pesquisa de campo em quatro unidades escolares no entorno de Brasília


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1633657 - CATARINA DE ALMEIDA SANTOS
Externa à Instituição - LIANA CORREIA ROQUETE - SEJUS
Presidente - 1350812 - MARIA ABADIA DA SILVA
Externa à Instituição - MIRIAM FÁBIA ALVES - UFG
Notícia cadastrada em: 04/04/2023 12:19
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