Banca de QUALIFICAÇÃO: Carolina Soares Mendes

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Carolina Soares Mendes
DATA : 12/04/2023
LOCAL: virtual

Comunidades locais e ações de extensão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília: diálogo de saberes na prática?

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB; extensão; interculturalidade; diálogos de saberes; comunidades locais

Esta pesquisa tem por objetivo analisar o quanto e por que meios o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - IFB constitui-se como espaço de reconhecimento, visibilização positiva e valorização de saberes locais. Pressuponho que a extensão constitui espaço potencial de encontro e diálogo entre saberes acadêmicos e locais, ganhando importância na própria concepção política e pedagógica dos Institutos Federais. Apoio-me em uma perspectiva decolonial, acionando autoras e autores que se assumem decoloniais e aqueles cujo posicionamento entendo como decolonial. Chaves interpretativas às quais recorro inicialmente são a compreensão de territórios de fronteira e a perspectiva intercultural. A pesquisa será orientada pela questão: como as ações de extensão do IFB constituem-se como espaços de diálogo de saberes e em que medida propiciam reconhecimento, visibilidade positiva e valorização dos saberes das comunidades locais? O estudo será desenvolvido em três campi localizados em regiões de maior vulnerabilidade, com histórico de resistências e, onde sejam identificadas ações de extensão com maior propensão a se constituírem como espaços de reconhecimento e visibilização de saberes não acadêmicos, centrando-se nos sujeitos proponentes, realizadores e participantes destas ações. Metodologicamente, trata -se de uma pesquisa colaborativa, que busca assegurar a participação ativa dos diversos sujeitos no percurso da pesquisa. Serão mobilizadas as estratégias: análise documental, entrevistas, rodas de conversa, registros audiovisuais, diário de campo e observação participante (almejando à “participação observante”). Espero perceber desafios, oportunidades e avanços do diálogo de saberes na prática do encontro de comunidades locais e campi do IFB no espaço da extensão.

Presidente - 1466200 - ANA TEREZA REIS DA SILVA
Externa ao Programa - 1495765 - CAETANA JURACY REZENDE SILVA
Externa ao Programa - 2504581 - FATIMA LUCILIA VIDAL RODRIGUES
Externo ao Programa - 1771591 - ROBERTO GOULART MENEZES