Banca de DEFESA: Rubenilson Cerqueira de Natividade

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Rubenilson Cerqueira de Natividade
DATA : 28/04/2023
LOCAL: virtual

ENGAJAMENTO SOCIAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: Uma análise da formação dos gestores de Cursinhos Universitários Populares da Rede Brasil Cursinhos

Cursinhos universitários populares; Educação popular; Engajamento social e acadêmico universitário; Estado da arte; Formação acadêmica.

A presente tese, desenvolvida na linha Profissão Docente, Currículo e Avaliação do Departamento de Políticas e Gestão da Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação na Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, tem por objetivo analisar como o engajamento social e acadêmico de estudantes de instituições federais na gestão de cursinhos universitários populares (CUPs) contribui para sua formação universitária. Três seções estão relacionadas aos objetivos específicos: i) caracterizar o papel dos cursinhos universitários populares na democratização de acesso à educação superior; ii) compreender o engajamento dos universitários na gestão dos CUPs, e iii) analisar a sua formação nesse processo. Cinco CUPs foram selecionados: CASD Vestibulares, gerido por graduandos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica; Pré-Vestibular Paulo Freire, projeto de extensão da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará; Cursinho Einstein Floripa Vestibulares, vinculado a Universidade Federal de Santa Catarina; Galt Vestibulares, conveniado à Universidade de Brasília, e MedAprova, projeto de extensão administrado por estudantes de Medicina da Universidade Federal do Acre. A seleção considerou critérios regionais, tempo de atuação, quantidade de estudantes atendidos, regime de aulas e forma de gestão, além de integrarem a Rede Nacional de Cursinhos Universitários Populares da Brasil Cursinhos. Com referencial teórico que entrelaça engajamento estudantil e formação na prática da gestão, foram analisadas as entrevistas realizadas com dois gestores de cada CUP selecionado e um gestor da Brasil Cursinhos. Os resultados ressaltam as trajetórias individuais e acadêmicas, os aspectos inerentes às atividades voluntárias e a percepção sobre gestão pela experiência na liderança do CUP.

Interna - 1643971 - CATIA PICCOLO VIERO DEVECHI
Interno - 1087811 - ERLANDO DA SILVA RESES
Externa à Instituição - GLAUCIA MELASSO GARCIA DE CARVALHO - IFBA
Externa à Instituição - MARCIA LOPES REIS - UNESP