Banca de DEFESA: Rosa Maria Costa Cavalcante

DISCENTE : Rosa Maria Costa Cavalcante
DATA : 04/05/2023
LOCAL: Virtual

O CAMINHO SE FAZ AO CAMINHAR: SUBJETIVIDADE DOCENTE E DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC-EI

Subjetividade; constituição subjetiva; construção interpretativa; docência; Educação Infantil

Esta pesquisa tem como objetivo compreender as constituições subjetivas de docência de professoras da Educação Infantil e suas transformações profissionais frente aos novos desafios propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Propôs- se a investigar de que formas as concepções do novo documento normativo suscitam a ressignificação da prática docente, influenciam e contribuem na transformação ou na continuidade de concepções de criança e de infâncias, assim como as representações sobre o protagonismo dos estudantes em articulação com atividades que garantam os direitos de aprendizagem propostos. O estudo fundamentou-se na Teoria da Subjetividade, de González Rey, articulada com a abordagem da Epistemologia Qualitativa que considera o conhecimento científico em seu caráter processual e desenvolvido em articulação com modelo o teórico. Esta proposta metodológica pressupôs o engajamento ativo da pesquisadora, a partir de um processo construtivo interpretativo com base em indicadores e hipóteses formuladas no decorrer da pesquisa. O trabalho de campo foi realizado em uma escola de Educação Infantil de Brasília, local de trabalho da pesquisadora, e contou com três professoras com reconhecida experiência docente. A partir daí, observou-se e interpretou-se como o processo de constituição subjetiva do docente se integram na articulação da subjetividade individual e da subjetividade social, da experiência profissional e da história de vida destas professoras. A pesquisa se desdobrou como reflexão contínua, estimulou o protagonismo docente no desenvolvimento da sua prática pedagógica e formação teórica e colocou em discussão a importância significativa de como as educadoras pensam, vivem e sentem a docência.

Presidente - 1516150 - CRISTINA MASSOT MADEIRA COELHO
Externa ao Programa - 1170952 - LUCIA HELENA CAVASIN ZABOTTO PULINO
Externa à Instituição - LUCIANA SOARES MUNIZ - UFU
Externa ao Programa - 1455006 - VIVIANE FERNANDES FARIA PINTO