Banca de QUALIFICAÇÃO: Marcos Vinícius Guimarães de Paula

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Marcos Vinícius Guimarães de Paula
DATA : 03/07/2023
LOCAL: Virtual

CORPOREIDADE, VALORES ECOLÓGICOS E CONECTIVIDADE COM A NATUREZA: uma pesquisa vivencial com crianças e adolescentes

Corporeidade; Transdisciplinaridade; Conectividade com a Natureza; Valores Ecológicos

A Educação Ambiental (EA) é uma concepção políticopedagógica necessária no tempo presente caracterizado por uma forte crise ambiental e, acima de tudo, por uma crise de valores. Ela será problematizada na perspectiva da Ecologia Humana (EH), em uma interação transdisciplinar com a Psicologia Ambiental (PA). O presente trabalho defenderá a coexistência de todas as formas de vida e a interdependência das dimensões individual, social e ambiental, destacando a corporeidade como um aspecto basilar para a formação de um ser humano ecológico e sensível. Neste sentido, vislumbra-se que a experiência corporal pode colaborar para a reconexão do ser humano com a natureza. Assim sendo, esta proposta de pesquisa tem por objetivo desenvolver um projeto de intervenção transdisciplinar, a partir de experiências corporais sensibilizadoras, para promover a conectividade com a natureza e ativar os valores ecológicos em crianças e adolescentes, de uma escola da rede municipal de educação da cidade de Anápolis-GO. A amostra será composta pelos estudantes de duas turmas do quarto ano e de duas turmas do quinto ano do ensino fundamental dessa escola, que tenham entre 10 a 13 anos de idade. O método será o misto sequencial exploratório, sendo dividido em três etapas: na primeira, com abordagem quantitativa, serão aplicados um questionário sociodemográfico e dois instrumentos: Escala de Inclusão da Natureza no Self (INS) de autoria Schultz (2002) e Escala de Valores para Pré-adolescentes (EVP) de Lapa Junior (2019), almejando verificar o grau em que os participantes incluem a natureza como parte de sua identidade e o nível de presença de valores ecológicos nesses sujeitos. Na segunda etapa, com abordagem qualitativa, será desenvolvido um projeto de intervenção com oficinas corporais de sensibilização ecológica, explorando algumas práticas corpóreas na natureza. Cabe destacar que o desenho infantil e a entrevista serão instrumentos utilizados nessa etapa, para verificar as percepções e as representações dos envolvidos no projeto interventivo, a partir da análise de conteúdo. Na terceira etapa, com abordagem quantitativa, os instrumentos da primeira etapa serão reaplicados, a fim de verificar, por meio da análise estatística, o efeito da intervenção com possíveis alterações na percepção de inclusão à natureza e nos valores ecológicos dos participantes.

Externo à Instituição - JOÃO HENRIQUE SUANNO - UEG
Interna - 2097759 - ALICE MARIA CORREA MEDINA
Presidente - 2164507 - CLAUDIA MARCIA LYRA PATO
Interno - 053.304.325-53 - VERA MARGARIDA LESSA CATALAO - UnB