Banca de DEFESA: Paulo Alves da Silva

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Paulo Alves da Silva
DATA : 25/07/2023
LOCAL: Virtual

A INTERCULTURALIDADE COMO EIXO ESTRUTURANTE DO CURRÍCULO DE ESCOLAS BRASILEIRAS EM REGIÕES DE FRONTEIRA

Política curricular; Escolas de Fronteira; Eixo Estruturante; Interculturalidade; Currículo Intercultural.

Esta tese tem como tema o currículo intercultural para as regiões de fronteira, cujo problema de pesquisa investigado foi: que premissas contribuem para que a interculturalidade seja assumida como eixo estruturante do currículo (BORGES, 2014) e das práticas pedagógicas de escolas em região de fronteira? O objetivo geral foi mapear premissas para que uma escola localizada em região de fronteira, no Brasil, possa assumir a interculturalidade, na perspectiva crítica, como norteadora de sua organização curricular. O referencial teórico está estruturado com base em BORGES (2008; 2014; 2015; 2018), SAVIANI (1996; 2013), CANDAU (2012; 2014), SACRISTAN (2017), QUIJANO (2005); WALSH (2002; 2009; 2013), entre outros autores relevantes para a temática proposta. O percurso metodológico foi estruturado nas seguintes etapas: estado do conhecimento, estudo do referencial teórico, análise de referenciais curriculares em nível federal, estadual e municipal, análise de dissertações e teses de professoras e professores que pesquisaram a realidade de Ponta Porã/MS, e entrevista em profundidade com gestoras do município. Os dados foram interpretados por meio da análise de conteúdo, a partir da técnica de triangulação (TRIVIÑOS, 1987) e os resultados alcançados evidenciaram que os referenciais curriculares analisados apresentam elementos de interculturalidade ao longo dos componentes curriculares; as dissertações e teses de professores e as entrevistas em profundidade permitiram uma análise da realidade, o que permitiu o mapeamento de vinte e sete (27) premissas que possam inspirar a discussão e a elaboração de referenciais e propostas curriculares que tenham a interculturalidade como eixo estruturante nas escolas brasileiras em regiões de fronteira.

Externo à Instituição - JOSÉ LINDOMAR COELHO ALBUQUERQUE - UNIFESP
Interna - 1213588 - ADRIANA ALMEIDA SALES DE MELO
Interno - 3056419 - FRANCISCO THIAGO SILVA
Externa à Instituição - GICELMA DA FONSECA CHACAROSQUI TORCHI - UFGD