Banca de DEFESA: Murilo Oliveira Marquez

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : Murilo Oliveira Marquez
DATA : 25/07/2023
LOCAL: Sala de reunião 1 - FE3

Pós verdade, impactos e desafios para a educação escolar: reflexões psicanalíticas

pós-verdade; escuta; ciência como cultura; letramento digital; educação escolar

Nesse estudo, inicialmente, fizemos um resgate histórico do conceito de verdade em diferentes épocas demonstrando que seu ordenamento ético (mitologias, Deus e razão) e valor social mudam no transcorrer do tempo. Ressalta-se que a teoria psicanalítica, que é um campo de conhecimento inaugurado por Freud na Modernidade, teceu duras críticas ao cientificismo, ou seja, à estandardização dos métodos das ciências naturais para todas sistematizações, ignorando-se a diversidade dos objetos de estudo. A partir da segunda metade do século XX, a credibilidade da ciência passou a ser questionada pelos pensadores pós-modernos. Na contemporaneidade, vimos emergir o que se denomina como o fenômeno social da pós-verdade, isto é: um rechaço da noção da verdade. As fake news e a desinformação nas redes sociais são frutos desse fenômeno, com implicações na política, na ciência, na mídia e também na educação escolar. A tese que apresentamos neste trabalho sublinha a importância de mudanças na sala de aula para enfrentar tais questões: que professores se desloquem de uma posição hierárquica e cientificista, abrindo espaço para uma escuta qualificada dos estudantes e façam a mediação do ensino das ciências como uma produção cultural, utilizando em suas práticas também o letramento digital. Considerando a atualidade do tema da pesquisa, para apresentar essa tese realizou-se uma pesquisa bibliográfica e estudos teóricos para uma compreensão própria desse fenômeno social; realizou-se também uma pesquisa de campo com professores do ensino médio do campus Taguatinga do Instituto Federal de Brasília, para verificar os efeitos da pós-verdade em sala de aula. Destacou-se na discussão que a escuta pode ser um efetivo dispositivo para que o professor acesse as dúvidas e equívocos dos estudantes sobre o conhecimento científico e sobre a veracidade dos conteúdos produzidos nas redes sociais.

Externo à Instituição - ALTAIR JOSE DOS SANTOS - UFG
Externa ao Programa - 3017634 - MARCIA CRISTINA MAESSO - nullExterna ao Programa - 1768309 - SILMARA CARINA DORNELAS MUNHOZ - nullExterna à Instituição - VERUSKA RIBEIRO MACHADO - IFB
Presidente - 2212002 - VIVIANE NEVES LEGNANI
Notícia cadastrada em: 06/07/2023 09:36