Banca de QUALIFICAÇÃO: KISY GONÇALVES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KISY GONÇALVES DE OLIVEIRA
DATA : 15/08/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de Atos - FE1
TÍTULO:

BNCC e Currículo em Movimento na SEEDF: concepções pedagógicas ligadas ao "aprender a aprender"


PALAVRAS-CHAVES:

BNCC; Currículo em movimento da SEEDF; “aprender a aprender”; Modelagem curricular


PÁGINAS: 58
RESUMO:

Esta pesquisa propõe-se a analisar a presença das concepções pedagógicas ligadas ao “aprender a aprender”, no currículo dos anos iniciais da SEEDF, após sua revisitação em 2018, na busca de alinhamento à Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Ao pressupor que as ideias pedagógicas que sustentam a proposta de educação elaborada pela Base, documento normativo, de âmbito nacional, homologada em 2017, estão ligadas à esta pedagogia e que os currículos subnacionais são levados a aderirem à suas concepções pedagógicas, apresenta-se como problema principal a ser respondido: Há no currículo prescrito e modelado, dos anos iniciais da SEEDF, após a implementação da BNCC, a presença de concepções pedagógicas ligadas ao “aprender a aprender”? Diante disso, delineia-se como objetivos específicos deste estudo: a identificação de concepções pedagógicas ligadas ao “aprender a aprender”, na BNCC; a investigação desta concepção pedagógica no currículo prescrito, dos anos iniciais, da SEEDF (2ª Versão) e a análise das ideias pedagógicas presentes na modelagem do currículo na escola. A construção do percurso metodológico considerou a integração entre teoria/método e técnica/instrumentos, revelando a preocupação com a cientificidade dos estudos da Educação. Pela natureza do problema de pesquisa, optou-se pela abordagem qualitativa, tendo como método, o estudo de caso (YIN, 2001), em um movimento de aproximação com o Materialismo Histórico-Dialético (MARX, 1999). Os procedimentos metodológicos para o levantamento de informações adotados são: a análise documental , a aplicação de questionário e a entrevista semiestruturada. Para o processo de análise das informações levantadas opta-se pela análise documental e análise de conteúdo (BARDIN, 2004) como procedimentos, tendo como enfoque a técnica de triangulação de informações dos diferentes instrumentos metodológicos utilizados. (TRIVIÑOS, 1987). Ressalta-se, como parte da metodologia de pesquisa, a realização do estado do conhecimento com o intento de encontrar lacunas e assim avançar nos estudos relativos à temática. Teoricamente, este estudo sustenta-se em Apple (2000), Duarte (2000, 2003), Freitas (2014, 2016), Libâneo (2013), Lima e Silva (2020), Perrenoud (2004), Ramos (2001), Sacristán (2000, 2011, 2017), Saviani (2019), Silva (2008), Silva (2007, 2017) e Veiga (1991, 1995, 2001). Todos os eixos teóricos são permeados pela Pedagogia Histórico-Críticas e Teoria Crítica de Currículo, visto o posicionamento assumido acerca da função social da escola e pela natureza dos objetos desta pesquisa


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - Elisangela Teixeira Gomes Dias - SEEDF
Presidente - 3056419 - FRANCISCO THIAGO SILVA
Interna - 2000468 - LILIANE CAMPOS MACHADO
Interna - 1491659 - SHIRLEIDE PEREIRA DA SILVA CRUZ
Notícia cadastrada em: 24/07/2023 11:45
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