Banca de QUALIFICAÇÃO: SUZANA RÉGIA OLIVEIRA BARBOSA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SUZANA RÉGIA OLIVEIRA BARBOSA SILVA
DATA : 16/08/2023
LOCAL: Sala de Atos - FE1

Currículo para a Educação de Jovens, Adultos e Idosos: reflexões e desafios a partir do Distrito Federal

Educação de Jovens Adultos e Idosos; Currículo; Escola Pública; Distrito Federal.

A presente proposta de pesquisa traz como objetivo geral: analisar a estrutura do currículo, nos níveis prescrito e praticado (SACRISTÁN, 2000), na educação de jovens, adultos e idosos em uma escola pública de ensino do Distrito Federal. Enriquecendo a nossa análise agregamos os seguintes objetivos específicos: caracterizar a EJAI, compreender a formação docente da EJAI e Identificar os motivos da ausência de um Currículo específico para a EJAI. Temos como pressuposto inicial de investigação a ideia de que parece existir certa falta de interesse na construção de políticas públicas efetivas para a EJA, como também o mesmo desinteresse em formular um Currículo voltado para as especificidades dos alunos desta modalidade. Dessa maneira trazemos a seguinte questão central de pesquisa “Como se estrutura o currículo, nos níveis prescrito (SACRISTÁN, 2000) e praticado, na Educação de Jovens e Adultos em uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal?”. Discorremos sobre a trajetória histórica desta modalidade no Brasil, sobre as políticas públicas e legislação da educação voltada para a EJAI, e a formação dos professores que atuam nesta modalidade. A pesquisa traz ainda como metodologia o estudo único (YIN, XXX) de caso de uma lente teórica com aproximações com a concepção filosófica do Materialismo Histórico Dialético de Karl Marx (1974), seguido por Saviani com sua teoria da Pedagogia Histórico Crítica (2012). Nosso aporte teórico segue sustentado, Malachen (2016) e Silva (2018; 2021).

Externo à Instituição - EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS - UFERSA
Presidente - 3056419 - FRANCISCO THIAGO SILVA
Externo à Instituição - Klever Corrente Silva - UnDF
Interna - 2000468 - LILIANE CAMPOS MACHADO